Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Vinhos de Lisboa lideram crescimento das exportações

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os vinhos da Região Demarcada de Lisboa registaram um crescimento nas exportações de 15% em volume e de 12% em valor, no ano passado, consolidando assim a sua posição de liderança pelo quinto ano consecutivo.
A CVR engloba diversos vinhos da Região de Lisboa

Os vinhos da Região Demarcada de Lisboa registaram um crescimento nas exportações de 15% em volume e de 12% em valor, no ano passado, consolidando assim a sua posição de liderança pelo quinto ano consecutivo.

A Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa, que engloba os vinhos IGP Lisboa e as DOP de Alenquer, Arruda, Torres-Vedras, Óbidos, Encostas D’ Aire, Aguardente da Lourinhã e Carcavelos, Colares e Bucelas, com um total de dez mil hectares de vinha certificada, duas mil famílias de viticultores e vendas anuais a totalizar cerca de 65 milhões de garrafas, faz parte da Comissão Vitivinícola de Lisboa, associação de caráter interprofissional, tendo por missão assegurar o controlo, a certificação e a defesa, promoção e dinamização do enoturismo.
De acordo com o presidente da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, Francisco Toscano Rico, “este desempenho mostra que os Vinhos de Lisboa são já um caso sério no panorama vitivinícola internacional e que o caminho está a ser trilhado de forma consistente, com a exportação a ultrapassar os 80% da produção, para cerca de 100 destinos diferentes”.
Referiu também que “foi um ano muito desafiante, onde as dificuldades logísticas, associadas aos transportes internacionais e à falta de contentores, se fizeram sentir de forma aguda, em especial no último trimestre do ano, travando as expedições para fora da Europa”. Isso, segundo o responsável, levou “os produtores de Lisboa a apostarem forte no mercado europeu, que registou um acréscimo de vendas superior a 50% em volume e em valor, com alguns mercados a registar taxas de crescimento muito próximos ou mesmo superiores a 100%, como a Alemanha, Bélgica, Letónia, Dinamarca e Reino Unido”.
Já nos países terceiros, os mercados que registaram maior desempenho foram o Canadá, Brasil, China e Japão.
Face a este resultado nas exportações, conjugado com um aumento de 10% nas vendas no mercado nacional, e um início de 2022 muito promissor, “deixa-nos naturalmente otimistas, mas acompanhamos de perto e com preocupação todos os desenvolvimentos geopolíticos e macroeconómicos que poderão impactar o mercado nacional e internacional”, sublinhou Francisco Toscano Rico.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Unidade Local de Saúde do Oeste conclui projetos de qualidade e de desmaterialização

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) anunciou que, no âmbito de candidaturas aprovadas ao Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SAMA), foram concluídos diversos projetos de transformação digital e de qualidade, envolvendo um financiamento total superior a dois milhões de euros.

Festival reúne talentos seniores na Benedita

No dia 16 de abril, o Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na vila da Benedita, será palco do Festival dos Grupos Musicais da RUTIS (rede das universidades da terceira idade). Organizado pela Universidade Sénior da Benedita, este festival promete uma tarde repleta de música, diversão e convívio.

seniores