Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C

Vinhos de Lisboa lideram crescimento das exportações

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os vinhos da Região Demarcada de Lisboa registaram um crescimento nas exportações de 15% em volume e de 12% em valor, no ano passado, consolidando assim a sua posição de liderança pelo quinto ano consecutivo.
A CVR engloba diversos vinhos da Região de Lisboa

Os vinhos da Região Demarcada de Lisboa registaram um crescimento nas exportações de 15% em volume e de 12% em valor, no ano passado, consolidando assim a sua posição de liderança pelo quinto ano consecutivo.

A Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa, que engloba os vinhos IGP Lisboa e as DOP de Alenquer, Arruda, Torres-Vedras, Óbidos, Encostas D’ Aire, Aguardente da Lourinhã e Carcavelos, Colares e Bucelas, com um total de dez mil hectares de vinha certificada, duas mil famílias de viticultores e vendas anuais a totalizar cerca de 65 milhões de garrafas, faz parte da Comissão Vitivinícola de Lisboa, associação de caráter interprofissional, tendo por missão assegurar o controlo, a certificação e a defesa, promoção e dinamização do enoturismo.
De acordo com o presidente da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, Francisco Toscano Rico, “este desempenho mostra que os Vinhos de Lisboa são já um caso sério no panorama vitivinícola internacional e que o caminho está a ser trilhado de forma consistente, com a exportação a ultrapassar os 80% da produção, para cerca de 100 destinos diferentes”.
Referiu também que “foi um ano muito desafiante, onde as dificuldades logísticas, associadas aos transportes internacionais e à falta de contentores, se fizeram sentir de forma aguda, em especial no último trimestre do ano, travando as expedições para fora da Europa”. Isso, segundo o responsável, levou “os produtores de Lisboa a apostarem forte no mercado europeu, que registou um acréscimo de vendas superior a 50% em volume e em valor, com alguns mercados a registar taxas de crescimento muito próximos ou mesmo superiores a 100%, como a Alemanha, Bélgica, Letónia, Dinamarca e Reino Unido”.
Já nos países terceiros, os mercados que registaram maior desempenho foram o Canadá, Brasil, China e Japão.
Face a este resultado nas exportações, conjugado com um aumento de 10% nas vendas no mercado nacional, e um início de 2022 muito promissor, “deixa-nos naturalmente otimistas, mas acompanhamos de perto e com preocupação todos os desenvolvimentos geopolíticos e macroeconómicos que poderão impactar o mercado nacional e internacional”, sublinhou Francisco Toscano Rico.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Trocar papel velho por plantas

Trocar papel velho por plantas vai ser possível na Junta de Freguesia de Alfeizerão, no dia 21 de março, no âmbito da campanha de recolha de papel.

papel

Duelo PS/PSD no Turismo Centro de Portugal

Há dois candidatos à presidência do Turismo Centro de Portugal (TCP) nas eleições marcadas para o dia 27 de março: Walter Chicharro, ex-presidente da Câmara da Nazaré pelo PS e até agora deputado na Assembleia da República, e Rui Ventura, presidente da Câmara de Pinhel pelo PSD.

Escuteiros organizam caminhada

A 2ª caminhada do grupo de escuteiros 909 de Alfeizerão vai realizar-se no dia 23 de março, com concentração junto ao salão do Casal Velho às 09h00.

caminhada