Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
Escaparate

Fernando Patriarca Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O meu pai - e quem o conheceu pode comprovar o que aqui escrevo - possuiu uma superioridade absoluta na compreensão da essência humana - a natureza íntima de Deus - pois exprimia-se, no dia-a-dia, pelo coração.

Escaparate

O meu pai – e quem o conheceu pode comprovar o que aqui escrevo – possuiu uma superioridade absoluta na compreensão da essência humana – a natureza íntima de Deus – pois exprimia-se, no dia-a-dia, pelo coração.

Não encontrei mais nenhum outro homem que exalasse tanta bondade, tanta afabilidade, tanto carinho pela espécie humana.

Toda a sua vida foi um puro ato de amor, pois, foi soberanamente justo e bom.

Quem com ele privou percebeu a sua sabedoria, expressa nos atos e nos gestos contínuos de amor ao próximo. Uma sapiência que nos permite conhecer, sem jamais duvidar, o que é a justiça e a benevolência de Deus.

O meu pai não morreu, pois os seres humanos bons nunca desaparecem. Os seus espíritos permanecem como sustentáculos da terra. Enquanto homem era um puro, vindo a este planeta para insuflar de bem-querer os corações que dele se acercaram. Um ser que não possuía nenhuma influência da matéria, sendo, somente, amor filial. Possuidor de uma superioridade moral absoluta, despojava-se das máculas que lhe tentavam impingir, oferecendo constantemente, e com toda a simplicidade, a outra face, revestida de consolo, de felicidade, de clemência, de benquerença.

Foi um mensageiro, um ministro de Deus, que primou pela harmonia suprema, exprimindo-se numa santidade humanitária elevada e altruísta.

Quantas vezes ouvi chamarem-no de anjo. Nesse instante, reflexivo, olhava ternamente para o outro e dizia-lhe que era apenas uma pessoa que não queria o mal de ninguém. Modesto. Simples. Calmo. Leal. Excecional. Singular. Exalando ternura e simpatia por todos os poros.

Para mim, os verdadeiros anjos não possuem asas, trazem em si fraternidade e amor para ofertar às mancheias. Se meu pai foi um anjo? Que o diga quem com ele confraternizou. No meu caso, digo apenas que não conheci ninguém que fosse a encarnação mais autêntica da frase “Amai-vos uns aos outros”.

Sei de antemão que foi um espírito que percorreu os incontáveis e possíveis degraus da dimensão mais sublime, destituído de todas as nódoas da materialidade. Graças a isso, certamente, quem por ele rezar não terá de sofrer agruras, nem expiações, não estando, assim sendo, represado à reencarnação em corpos findáveis. Realizando-se, portanto, na vida eterna, irmanado ao âmago de Deus.

Muitos são os que se lembram de quanto auxiliou a quem necessitava, sem jamais exigir retorno, ou glória. Dedicando-se ao bem, viveu a plenitude do tempo sem reivindicar, somente a distribuir. Pela natureza da sua disposição moral, pela sua intuição acerca do que verdadeiramente deve conduzir o ser humano, creio que vive agora em luz, e permanentemente a repartir as flores da sua condescendência interior.

Quem conviveu com o meu pai sabe, perfeitamente bem que, junto a ele, a boa ordem sucedia à desordem. Tudo ao seu redor transformava-se em harmonia, equilíbrio e solidariedade. O que alterava, de imediato, o coração, a mente, e o espírito de quem o escutava. Retemperando-se, assim, a fonte da vida, tornando-a – como o seu bom espírito – muito mais celestial.

Tenho recebido inúmeras, infinitas, expressões de amor pelo meu pai. Manifestações de saudade e de muita ternura. Agradeço, penhoradamente, a todos os bons corações que assim se expressam.

Cada frase que ouço vem acompanhada de um pedido, uma tentativa de retribuir tudo o que dele receberam. Como filho, fico jubiloso, diante de tanta sinceridade, tanta demonstração de amor. Porém, o que lhes posso dizer?

Apenas isto: No seu túmulo, todas as flores serão poucas; todas as preces serão ínfimas; todas as lágrimas serão bênçãos. Ámen.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

O Trump francês

Éric Zemmour é filho de judeus franceses argelinos, designa-se judeu berbere, tem um nome afrancesado — azemmur significa azeitona em cabila, a língua berbere da Argélia — e defende que os imigrantes devem afrancesar os nomes dos filhos. Acha inconcebível que um neto de imigrantes continue a chamar-se Mohammed. Diplomado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (vulgo Sciences Po), jornalista, político, escritor, ensaísta, polemista, cronista…

As mudanças na noite em 2022

De dia para dia, caminhamos para uma “morte lenta“ no setor da diversão noturna. A “abertura” que disponibilizaram a este setor não está a ser suficiente para capitalizar, salvar empregos, espaços, gestões e estruturas. É preciso apoio total do governo nacional,...

Espíritas contra o suicídio

A doutrina espírita (ou espiritismo) é um dos maiores preservativos contra o suicídio. A sua compreensão e estudo têm contribuído para evitar muitas mortes. As provas da imortalidade do espírito tiram, de vez, o tapete a quem pretende fugir dos problemas por esta via. Há sempre uma solução!