Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
12° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

Conclusão da requalificação do muro da Mata

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União das Freguesias de Caldas da Rainha -  Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório realizou a requalificação do muro da Mata Rainha D. Leonor, com a colaboração da Câmara, na Rua Maria Ernestina Pereira, entre o cruzamento da Rua Diário de Notícias e o campo de futebol da Quinta da Boneca.
Plantação de espécies autóctones com as crianças da Associação Juvenil Biogleba

A União das Freguesias de Caldas da Rainha –  Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório realizou a requalificação do muro da Mata Rainha D. Leonor, com a colaboração da Câmara, na Rua Maria Ernestina Pereira, entre o cruzamento da Rua Diário de Notícias e o campo de futebol da Quinta da Boneca.

A intervenção, numa extensão de 400 metros, consistiu na construção de um novo muro de blocos de pedra sobreposta, na colocação de novo gradeamento, assim como o reperfilamento e repavimento da estrada e a criação de uma nova bordadura vegetal, com arbustos e herbáceas autóctones, no interior da Mata, junto ao gradeamento.

Com a intervenção foi necessário suprimir cerca de uma dezena exemplares arbóreos e diversos arbustos, nomeadamente loureiros e pitósporo-ondulado (espécie invasora), na linha do antigo muro, contudo, a União de Freguesias entendeu ser importante a sua compensação em maior número e em espécies autóctones, com novas plantações na linha do novo muro e nos espaços livres da Mata. 

“A maioria das espécies desta bordadura viva já existe na Mata, mas é sempre importante promover o seu aumento e a biodiversidade. Assim, realizámos dois momentos de plantação”, relata a autarquia.

Um dos momentos, mais restrito e simbólico, foi com as crianças da Associação Juvenil Biogleba – do projecto local “Hello Nature”, actividade integrada na comemoração do Ecology Day.

O segundo momento foi dinamizado em colaboração com o Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor, tendo sido plantadas árvores e centenas de arbustos.

No total foram plantados 570 arbustos, algumas espécies: azereiro, pilriteiro, medronheiro, aroeira, cotóneaster-das-pedras, lentisco e azevinho. Também foram plantadas cerca de 60 árvores, tais como sobreiro, abrunheiro-dos-jardins, freixo, cipreste português e outras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas