Q

Previsão do tempo

8° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C

Conclusão da requalificação do muro da Mata

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União das Freguesias de Caldas da Rainha -  Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório realizou a requalificação do muro da Mata Rainha D. Leonor, com a colaboração da Câmara, na Rua Maria Ernestina Pereira, entre o cruzamento da Rua Diário de Notícias e o campo de futebol da Quinta da Boneca.
Plantação de espécies autóctones com as crianças da Associação Juvenil Biogleba

A União das Freguesias de Caldas da Rainha –  Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório realizou a requalificação do muro da Mata Rainha D. Leonor, com a colaboração da Câmara, na Rua Maria Ernestina Pereira, entre o cruzamento da Rua Diário de Notícias e o campo de futebol da Quinta da Boneca.

A intervenção, numa extensão de 400 metros, consistiu na construção de um novo muro de blocos de pedra sobreposta, na colocação de novo gradeamento, assim como o reperfilamento e repavimento da estrada e a criação de uma nova bordadura vegetal, com arbustos e herbáceas autóctones, no interior da Mata, junto ao gradeamento.

Com a intervenção foi necessário suprimir cerca de uma dezena exemplares arbóreos e diversos arbustos, nomeadamente loureiros e pitósporo-ondulado (espécie invasora), na linha do antigo muro, contudo, a União de Freguesias entendeu ser importante a sua compensação em maior número e em espécies autóctones, com novas plantações na linha do novo muro e nos espaços livres da Mata. 

“A maioria das espécies desta bordadura viva já existe na Mata, mas é sempre importante promover o seu aumento e a biodiversidade. Assim, realizámos dois momentos de plantação”, relata a autarquia.

Um dos momentos, mais restrito e simbólico, foi com as crianças da Associação Juvenil Biogleba – do projecto local “Hello Nature”, actividade integrada na comemoração do Ecology Day.

O segundo momento foi dinamizado em colaboração com o Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor, tendo sido plantadas árvores e centenas de arbustos.

No total foram plantados 570 arbustos, algumas espécies: azereiro, pilriteiro, medronheiro, aroeira, cotóneaster-das-pedras, lentisco e azevinho. Também foram plantadas cerca de 60 árvores, tais como sobreiro, abrunheiro-dos-jardins, freixo, cipreste português e outras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vamos Mudar critica utilização da ampliação da Urgência do Hospital

O movimento cívico independente Vamos Mudar (VM), que lidera a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, lamenta e desconhece as razões pelas quais as obras de ampliação do Serviço de Urgência do Hospital das Caldas “não estão a ser ainda amplamente aproveitadas”. O VM questiona se é por “falta de acabamentos, de equipamentos ou de recursos humanos”.

vm 2

Mercado de Santana foi palco do início de campanha do CDS com o líder

A campanha para as eleições legislativas começou para o CDS no concelho das Caldas da Rainha, mais propriamente no Mercado de Santana, em Alvorninha, no passado domingo, com a presença do líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, acompanhado dos cabeças de lista por Leiria e Santarém, António Galvão Lucas e Pedro Melo, respetivamente, para além de outras figuras, como o candidato em nº4 por Leiria, Paulo Pessoa de Carvalho, que nas últimas autárquicas liderou a coligação na qual constava o CDS, que concorreu à Câmara das Caldas.

cds

Homenagem a Luís “Bicau”

A Oeste Rescue, associação de nadadores salvadores, prestou na tarde do passado sábado homenagem ao Luís Alberto, conhecido por “Bicau”, de 44 anos, que há dias foi encontrado morto nas imediações da Lagoa de Óbidos.

bicau