Pela sua saúde!
Celebra-se a 21 de setembro o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer. É um tipo de demência que provoca a deterioração global, progressiva e irreversível de várias funções cognitivas como a memória, a atenção, a concentração, entre outras. Alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária, são sintomas comuns desta patologia.
As células cerebrais vão sofrendo uma redução de tamanho e número, formando tranças neurofibrilhares no seu interior e placas senis no espaço exterior existente entre elas. Isto impossibilita a correta comunicação dentro do cérebro e danifica as conexões existentes entre as células cerebrais. Estas acabam por morrer, o que implica a incapacidade de recordar a informação. Com a evolução da doença, vão sendo afetadas as várias áreas cerebrais implicando a perda de certas funções ou capacidades. Ao perder uma capacidade, raramente se consegue voltar a recuperá-la ou reaprendê-la.
Na fase inicial da doença, os sintomas são subtis. Começam frequentemente por lapsos de memória e dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do quotidiano. Os sintomas agravam-se à medida que as células cerebrais vão morrendo e a comunicação entre estas fica alterada (ver quadro).
Consoante as pessoas e as áreas cerebrais afetadas, os sintomas podem variar e a doença progride a um ritmo diferente. As capacidades da pessoa podem estar alteradas de dia para dia ou mesmo dentro do próprio dia, podendo piorar em períodos de stress, fadiga e associadas a outras patologias. A Doença de Alzheimer é progressiva e degenerativa e atualmente, irreversível.
Infelizmente ainda não existe cura para a Doença de Alzheimer. Existem medicamentos que parecem permitir alguma estabilização do funcionamento cognitivo nas fases ligeira e moderada. Também para o controlo de sintomatologia associada à doença como ansiedade e depressão, pode ser prescrita medicação que visa controlar estes sintomas.
Podem ter um importante papel na prevenção e progressão da Doença de Alzheimer um estilo de vida saudável, um bom estado nutricional ao longo do ciclo de vida, bem como manter o cérebro ativo, praticar exercício físico regularmente, participar em atividades sociais, proteger a cabeça de lesões, entre outros.
Enfermeiro Miguel Miguel
0 Comentários