Q

Previsão do tempo

25° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
25° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
25° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C

Biblioteca Municipal do Cadaval completou 11 anos no atual edifício

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Biblioteca Municipal do Cadaval completou, no dia 19 de setembro, 11 anos de reinstalação no atual edifício, um equipamento que veio colmatar uma lacuna até então verificada no concelho, possibilitando fomentar o acesso local à cultura e ao conhecimento.
A Biblioteca situa-se nas imediações do Parque de Lazer e próximo do Centro Escolar do Cadaval

Com efeito, a biblioteca pré-existente (em edifício contíguo à atual sede da delegação da Cruz Vermelha do Cadaval) não respondia às necessidades então sentidas, por ser um espaço muito limitado e sem condições para dar resposta à atual missão da biblioteca.

O imponente e moderno edifício ficou integrado na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, daí que tenha sido concebido enquanto “centro local de informação”, que veio tornar acessível, a diferentes tipos de utilizadores, o conhecimento e a informação dos mais variados géneros.

Para tal, possui duas secções, uma para adultos e outra infantil/juvenil com os seguintes serviços: empréstimo, consulta local, periódicos, autoformação e audiovisual (com escuta e visionamento locais). Integra também espaços polivalentes para atividades tão diversas como a Hora do Conto, jogos educativos, audições coletivas, projeções, colóquios, exposições, entre outros.

A área pública divide-se em dois pisos, sendo que, ao nível inferior, ficam situados os serviços internos.

No que respeita à coleção, para além de livros, jornais e revistas, a biblioteca passou, na ocasião, a reunir documentos áudio, vídeo e multimédia. Mais recentemente passou a ter, em catálogo, documentos para leitura digital (PDF) e, desde o início do mês de setembro, disponibiliza acesso ao jornal Público online.

Na ocasião da mudança de instalações, a biblioteca passou ainda a contar com serviços baseados nas tecnologias de informação e comunicação, que permitiu, nomeadamente, a transferência e expansão do antigo Espaço Internet, de forma a criar um Espaço Internet e Multimédia, que veio, assim, reforçar a dinâmica já existente no acesso à Internet, continuando a promover o combate à info-exclusão.

“Nomes conhecidos a nível nacional, como Cristina Valente, Pedro Chagas Freitas, João Tordo, Marco Paulino, Eduardo Sá, Nuno Camarneiro, Nuno Nepomuceno, Nuno Amado, Nuno Miguel Henriques, entre outros, passaram pela Biblioteca Municipal, ao longo destes 11 anos, assim como muitos autores menos conhecidos mas reconhecidos na comunidade local”, relata Tânia Camilo, responsável da Biblioteca Municipal.

“De destacar, ainda, o Prémio Literário Fernanda Botelho, que, em parceria com a Associação Gritos da Minha Dança, veio colocar o concelho do Cadaval no mapa das iniciativas literárias nacionais, estando para breve a publicação da segunda coletânea de contos vencedores e menções honrosas”, indica.

“A Biblioteca é um espaço criado para servir a sua comunidade e está aberta a todos, mesmo em tempos difíceis como os que passamos atualmente e que marcam este 11.º aniversário. Foram feitos esforços e adaptações para que a leitura e a informação não faltassem a quem já tem como rotina a visita ao espaço e a utilização dos seus serviços”, adianta Tânia Camilo.

A localização deste equipamento municipal apresenta uma posição privilegiada, em termos paisagísticos, situando-se nas imediações do Parque de Lazer do Cadaval e próximo do Centro Escolar do Cadaval.

A construção da infraestrutura foi financiada pela Câmara Municipal do Cadaval e pela Administração Central (através do programa Rede Nacional de Bibliotecas Públicas). O valor total de investimento rondou 1,3 milhões de euros, que contou com uma comparticipação financeira global de cerca de 1 milhão de euros.

Desde 13 de janeiro de 2015, a Biblioteca Municipal passou oficialmente a integrar, no rés-do-chão do edifício, o Museu Municipal (antes localizado no edifício que alberga a Junta de Freguesia do Cadaval e Pero Moniz), numa lógica de concentração de recursos num complexo cultural que abarca, também, o Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

Soprano caldense lança álbum

A soprano caldense Rita Marques realiza no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Teatro Armando Cortez/Casa do Artista, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Belcanto”, em que é acompanhada ao piano por Cameron Burns.

rita

Vasco Trancoso ganha concurso de fotografia

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos distinguiu Vasco Trancoso com o 1.º prémio da secção “O Nosso Olhar”, no concurso de fotografia “Olha-Me!”.

vasco