Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
12° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

“Sardinha by Bordallo” com 101 peças

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A coleção de 2020 da “Sardinha by Bordallo” conta com 101 espécimes, anunciou o Grupo Visabeira sobre esta peça cerâmica decorativa que resulta da colaboração entre a Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha e a EGEAC/Câmara Municipal de Lisboa, que elevam desde 2003 a sardinha a ícone das Festas de Lisboa em época de Santos Populares.
Sardinha “Primeiro dia do fim do confinamento”

A sardinha original de Bordallo Pinheiro, pela sua natureza clássica e tridimensional, transformou-se no suporte ideal para receber o trabalho criativo que ilustra diversas personalidades que associam o seu nome à arte da cerâmica.

As artistas visuais Bela Silva e Ana Mesquita, os fadistas Camané, Mariza, Carminho, e Raquel Tavares, o jornalista Mário Augusto e os atores Manuela Moreira e César Mourão, são alguns dos nomes ligados à “faina” deste verão, que apresenta 26 novas sardinhas, nascidas em tempo de pandemia, na quarentena e no desconfinamento.

As novas sardinhas tributam o fado, o humor, o cinema e outras formas de arte, além de alguns ícones nacionais.

Uma das sardinhas da coleção de 2020 homenageia o Serviço Nacional de Saúde, revertendo a totalidade da sua venda para a compra de equipamentos hospitalares.

Nasceu de um passatempo da Bordallo Pinheiro em tempo de pandemia, que desafiou a criatividade das famílias portuguesas, confinadas, a ilustrarem uma sardinha. A sardinha “Primeiro dia do fim do confinamento” é da autoria de Andreia Baltazar, a vencedora da iniciativa, que recebeu dezenas de ilustrações a concurso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas