Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Pojecto Ares de Arte levou cultura a miúdos e graúdos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De 12 de março a 6 de abril realizou-se o projecto Ares de Arte 2019, que teve como principal objetivo “enaltecer o papel crucial das artes no quotidiano de cada um e a sua importância na identidade cultural de um lugar e de uma população”, refere o executivo da União das Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, entidade organizadora.
Uma das atividades no Parque D. Carlos I

Foram desenvolvidas diversas atividades de cariz artístico e cultural dirigidas a toda a comunidade. O Ares de Arte 2019 iniciou-se com duas ações promovidas em parceria com a Biblioteca Municipal: Uma hora do Conto e um Atelier de Origami. Nestas iniciativas as crianças que participaram mostraram-se muito empenhadas e felizes.

No dia 14 de Março, os “Cozinheiros Fantásticos” do Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor, encheram o Parque D. Carlos I de vida e animação e apresentaram um pequeno espetáculo para uma plateia intergeracional muito especial, onde se encontravam crianças do Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha e seniores da Associação de Desenvolvimento Social do Coto.

Na semana de 18 a 22 de Março, as crianças do 1º Ciclo das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório foram convidadas a visitar o Parque D. Carlos I e tiveram a oportunidade de assistir ao espectáculo FantochARTE, dinamizado pelo Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor. As crianças visitaram ainda o Museu do Ciclismo, onde viram, para além da exposição permanente, a mostra de Cinema. Também durante esta semana foi comemorado o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, levando centenas de crianças até ao Parque e à Mata para a plantação de árvores e colocação de ninhos para chapins.

O Dia Mundial da Poesia e da Árvore foi celebrado em parceria com o Conselho da Cidade, tendo sido criadas duas árvores, salpicadas com muitas folhas cobertas de poesias, que eram verdadeiramente obras de arte.

No dia 22 de março, Teresa André falou aos jovens da Escola D. João II sobre a Poética de Sophia de Mello Breyner, cativando a sua atenção.

No âmbito do Ares de Arte 2019, foi dinamizado também o Atelier “Olhar o nosso Jardim” por Célia Bragança, professora na ESAD.CR e por João Carvalho, no dia 23 de março, na Casa dos Barcos. Várias famílias aceitaram o desafio proposto e participaram neste atelier, onde pais e filhos exploraram a sua criatividade, surgindo obras de arte em tela. Também nesse dia o Museu José Malhoa promoveu a actividade “À descoberta do património natural e artístico do Parque D. Carlos I”, onde várias crianças passearam e observaram o Parque, desenvolvendo posteriormente os seus diários gráficos.

No dia 25 de março, realizaram-se duas sessões da Hora do Conto, em plena natureza, no Parque D. Carlos I! As crianças do pré- escolar da Santa Casa da Misericórdia e as crianças do 1º ciclo da Escola EB Avenal, deliciaram-se a ouvir muitas histórias de encantar.

O Dia Internacional do Teatro celebrou-se de uma forma especial, com uma atuação de José Ramalho, fazendo uma leitura encenada de “O Bojador”, de Sophia de Mello Breyner.

No dia 30 de março, o espetáculo “Mala de Cenas”, de Inês Fouto, deu um novo encanto ao Museu José Malhoa e transportou miúdos e graúdos para uma viagem pelo mundo da imaginação.

No dia 2 de abril foi comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, com a apresentação dos livros “Caracócegas” e “O menino e o cavalo”. Foram realizadas duas sessões, onde estiveram presentes cerca de 70 e 100 crianças, respetivamente, todas da Escola do Bairro da Ponte. No final estas tiveram ainda a oportunidade de conversar com a autora Ana Faro e a ilustradora Dulce Nunes.

O Ares de Arte 2019 terminou no dia 6 de abril, com a palestra aberta à comunidade: “Do Parque à Lua”, por Fernando Contreras. Nesta iniciativa as pessoas tiveram a possibilidade de olhar o Parque de uma outra perspetiva e de refletirem acerca da importância de todos adoptarmos comportamentos sustentáveis em prol do nosso meio ambiente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Concurso de gastronomia coreana ganho por alunos da EHTO

Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, do curso de Gestão e Produção de Cozinha (3.º semestre), Inês Silva e Rodrigo Fé, formaram a equipa vencedora do Concurso de Gastronomia Coreana Hansik Contest 2022, que decorreu no passado dia 25 na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

coreana

Aluno da EHTO no MasterChef

Guilherme Romão, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, das Caldas da Rainha, no Curso de Padaria Avançada 2021 (sexta edição), está a participar na nova temporada do Programa "MasterChef Portugal".

guilherme

Peniche com campeão de muay thai

O Município de Peniche soma mais um campeão nacional, desta feita, o atleta Cláudio Figueiras, da classe de cadete do MSA-Sitnarong Muay Thai Camp Peniche/Portugal.

claudio