O selo para correio azul tem como protagonista as Cavacas das Caldas da Rainha, que os CTT apresentam como “um doce em forma de concha que apresenta uma textura seca pela necessidade de conservação evitando assim a sua alteração ou aparecimento de bolores”. “As Cavacas são um doce versátil, pobre nos ingredientes e simples na arte culinária. Tendo em conta a importância do turismo associado ao termalismo e a grande presença de uma elite social e monárquica na vila das Caldas, sobretudo, no decorrer do século XIX, surgem muitas cavacarias onde se faziam e vendiam as Cavacas que, dadas as suas caraterísticas de conservação, se apresentavam como doces extraordinários a servirem de oferta de recordação de uma passagem pela cidade”, descrevem os CTT.
Desta emissão, para além das Cavacas das Caldas da Rainha, fazem parte as Queijadas de Sintra, as Fatias do Freixo e os Morgados do Algarve.
A emissão-base é aquela que em cada ano tem a maior tiragem, sendo por isso a que é mais comum de encontrar em todas as cartas que contenham um selo nacional.
Esta emissão presta homenagem a quatro tradicionais doces portugueses, cada qual único na sua forma, sabor e confeção.
O selo destinado ao envio nacional celebra a longa história das Queijadas de Sintra, enquanto que as Fatias do Freixo estão representadas nos selos para envio na Europa. Os Morgados do Algarve estão nos selos para o resto do mundo.
0 Comentários