Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

CP repõe horários na Linha do Oeste e reforça comboios

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A partir do dia 4 de novembro, a CP vai repor os horários e as ligações, na Linha do Oeste, alterados a 5 de agosto, sendo reforçado o número de composições a circular, revela a Comissão para a Defesa da Linha do Oeste, sustentando que “valeu a pena a luta que desenvolvemos contra os horários entretanto estabelecidos, a supressão das ligações interrregionais, Caldas da Rainha/Coimbra, a falta de material circulante e, em defesa da requalificação e modernização da Linha”.
Foi anunciada a vinda de mais duas composições

A comissão lembra que para além das diversas acções de esclarecimento dos utentes e da população em geral, em várias estações e localidades ao longo da Linha, foi entregue na Assembleia da República uma petição com mais de 6400 assinaturas e que aguarda discussão em plenário, e realizada uma manifestação a 26 de julho, junto ao Ministério do Planeamento e Infraestruturas.

“Foi em resultado destas acções de luta, em particular da última, que o Governo e a CP se comprometeram com soluções para ultrapassar os graves problemas da falta de material circulante que, desde janeiro de 2017, está a provocar supressões, atrasos e horários ofensivos dos interesses dos utentes”, apontou a comissão.

Contudo, segundo fez notar, o reforço do material circulante, com a vinda das duas composições, “não é suficiente, porque a haver uma avaria, um acidente ou a necessidade de revisão, imporá novas supressões”, pelo que “importa continuar a luta pela renovação do material circulante e pela electrificação da totalidade do percurso entre Meleças e o Louriçal”.

Por outro lado, “é inaceitável a inoperacionalidade da grande maioria das estações e apeadeiros da Linha do Oeste, encerrados permanentemente ou grande parte do período do dia, com instalações degradadas, sem pessoal ou guarnição insuficiente, e uma ausência de informação sobre os tempos de chegada ou eventuais perturbações na Linha”.

“A Infraestruturas de Portugal, empresa pública responsável pela infraestruturas da Linha, pode recorrer a financiamento da União Europeia para estudos e obras de infraestrutura, incluindo sistemas informáticos, no âmbito dos fundos do Mecanismo Interligar a Europa, podendo os apoios chegar a 85% do investimento”, defendeu a comissão, que depois da reunião com a CP, no passado dia 12, em que lhe foi transmitida a reposição dos horários e o reforço do material circulante, irá agora solicitar uma reunião à Infraestruturas de Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas