Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Câmara das Caldas cria serviço de guarda-noturnos na cidade

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deliberou criar o serviço de guardas-noturnos na cidade, devendo iniciar em breve o processo de seleção dos candidatos para o exercício da atividade nas respetivas áreas de atuação.
Cada guarda-noturno terá a sua área de ação definida

O regulamento da função de guarda-noturno foi já aprovado na Assembleia Municipal, tendo a PSP, entre outras entidades, sido consultada e instada a pronunciar-se, acabando por propor algumas alterações. Segundo o regulamento, os guardas-noturnos devem ser cidadãos portugueses ou de um Estado membro da União Europeia, ter idade superior a 21 anos e inferior a 65, possuir a escolaridade mínima obrigatória, não terem sido condenados pela prática de crime doloso, não se encontrarem na situação de pré-aposentação, reserva ou efetividade em relação a qualquer força militar ou de segurança pública. Ter sido afastado por motivos disciplinares dos quadros de uma força ou serviço de segurança, é por exemplo, outro dos impedimentos. Os candidatos devem reunir condições para obtenção da licença de uso e porte de arma de fogo e devem prestar prova de aptidão física, prova psicológica, entrevista de avaliação de competências e de aptidão profissional. A seleção dos candidatos será feita por um júri, composto pelo presidente da Câmara ou quem este subdelegar, um membro a indicar pela Assembleia Municipal, um elemento indicado pela PSP e um representante da Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos. A licença será passada com a validade de três anos. Constituem deveres do guarda-noturno apresentar-se pontualmente na esquadra da PSP no início e termo do serviço, permanecer na área em que exercerá a atividade durante o período de prestação do serviço, estar contatável telefonicamente nesse período, comunicar à PSP o recurso a força física, arma de fogo de defesa ou ocorrência de quaisquer ilícitos de que tenha conhecimento, para além de elaborar um relatório mensal. Deve prestar o auxílio que lhe for solicitado pelas forças e serviços de segurança e proteção civil. No exercício de funções deve usar uniforme, cartão identificativo de guarda-noturno e crachá. Deve utilizar equipamento de emissão e receção para comunicações via rádio, e pode usar viatura própria. Trabalhará todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, no período entre as 22h e as 07h, nunca excedendo a duração de seis horas consecutivas de trabalho. Descansa uma noite após cinco noites consecutivas de trabalho. Uma vez por mês descansa duas noites seguidas. Nas noites de descanso, períodos de férias e em caso de falta, a atividade na respetiva área é exercida, em acumulação, por um guarda-noturno da área contígua. A atividade de guarda-noturno é compensada pelas contribuições voluntárias das pessoas singulares e coletivas que beneficiem da função.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas