Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Lâmpadas em LED reduzem custos das luzes de Natal em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Óbidos prevê gastar apenas 400 euros na iluminação de Natal da vila, na sequência da reconversão de todas as lâmpadas em LED. “Se fossem luzes convencionais gastaríamos 3.500 euros”, disse à Lusa o administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium, José Parreira. A diminuição dos custos de energia tem por base um investimento […]

A Câmara de Óbidos prevê gastar apenas 400 euros na iluminação de Natal da vila, na sequência da reconversão de todas as lâmpadas em LED. “Se fossem luzes convencionais gastaríamos 3.500 euros”, disse à Lusa o administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium, José Parreira. A diminuição dos custos de energia tem por base um investimento de 100 mil euros efectuado entre 2009 e 2010 na aquisição de um sistema de iluminação LED (sigla de ‘light emitting diode’, ou seja, diodo emissor de luz. No total, dois quilómetros e meio de iluminação com “muitos milhares de LED” vão estar acesos na vila até 11 de Janeiro, data do feriado municipal. O aluguer de uma pista de gelo de classe A (a mais alta eficiência energética numa escala que vai do A ao G), a separação de resíduos em todo o recinto do evento, a utilização das lonas promocionais na confecção de artigos reciclados comercializados na ‘gift shop’ (loja de presentes) de Óbidos e “o incentivo a que todos os pontos de venda utilizem materiais reutilizáveis” são alguns de exemplos da “preocupação ecológica” da empresa organizadora do certame. A par disso, “temos incentivado a CP e a rodoviária a realizarem comboios e carreiras especiais durante o evento, convidando os visitantes a usarem o transporte público, reduzindo o número de carros na vila e o impacto ambiental ao nível de emissão de gases”, acrescentou o responsável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Tribunal da Relação confirma pena de 24 anos por homicídio

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a pena de 24 anos de prisão por homicídio e profanação de cadáver aplicada em julho do ano passado pelo Tribunal de Loures pela morte de um homem de 47 anos em Adão Lobo, no Cadaval, ocorrida a 27 de abril de 2023.

Grupo Sentidos Dinâmicos planta árvores

Com o objetivo de “tornar o mundo num lugar melhor, começando pela nossa cidade”, o Grupo Sentidos Dinâmicos (SD) lançou o desafio, e em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, nasceu o projeto de arborização em plena cidade.

plantacao

Visita a artistas mulheres presentes no Museu José Malhoa

“Depois, Malhoa” é o nome da iniciativa que tem realizado, periodicamente, visitas com especialistas convidados pelo Museu José Malhoa. Desta vez, a visita abordará as mulheres artistas presentes na exposição de longa duração do museu caldense, e decorrerá nesta quinta-feira, às 18h00, de forma gratuita.

malhoa