Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 20° C

Cardeal-Patriarca termina celebrações do jubileu sacerdotal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia da dedicação da Sé patriarcal, D. José Policarpo presidiu a uma eucaristia na Catedral de Lisboa, no encerramento das comemorações do seu 50º aniversário do jubileu sacerdotal. A celebração contou com a participação de grande parte dos bispos portugueses e muitos sacerdotes diocesanos. O Patriarca de Lisboa afirmou na sua homilia: “Ajudaram-me a […]
Cardeal-Patriarca termina celebrações do jubileu sacerdotal

No dia da dedicação da Sé patriarcal, D. José Policarpo presidiu a uma eucaristia na Catedral de Lisboa, no encerramento das comemorações do seu 50º aniversário do jubileu sacerdotal. A celebração contou com a participação de grande parte dos bispos portugueses e muitos sacerdotes diocesanos. O Patriarca de Lisboa afirmou na sua homilia: “Ajudaram-me a sentir de novo a alegria do meu sacerdócio, a descobrir outra vez que a razão de ser dele é a Igreja e reconduziram-me ao amor por esta Catedral onde, há cinquenta anos, tudo começou”. Ao longo dos cinquenta anos de ministério apostólico, D. José Policarpo confessou que sempre se sentiu ligado à Catedral, onde foi consagrado sacerdote. Este responsável considera que a Sé é “um dos símbolos marcantes da caminhada da Igreja no tempo, sinal rico de doutrina, pois nos abre para o ministério do tempo como lugar onde Deus congrega o Seu Povo”. O Patriarca salientou que este templo indica a união do presbitério, “do Bispo com os presbíteros, que têm espelhar na sua unidade de comunhão, a unidade que querem construir em toda a Igreja diocesana”. “Não há lugar para autonomias: a Liturgia como modo de celebrar, a proclamação da Palavra, sobretudo na Homilia, as prioridades pastorais decididas para toda a Diocese, serão possíveis nesta busca da unidade que, no fundo, é procurar sermos todos um só, com Cristo, o templo definitivo de Deus”, avançou. Grato pela presença de diversos bispos de outras dioceses nesta celebração, o cardeal-patriarca de Lisboa realçou que “uma Igreja comunhão só o será verdadeiramente se estiver em comunhão com outras Igrejas e ao abrirmo-nos a essa dimensão universal sentimos a força interpelante e unificadora do Sucessor de Pedro, a quem Jesus pediu que confirmasse sempre a Sua Igreja na unidade da fé e da caridade”. D. José da Cruz Policarpo nasceu a 26 de Fevereiro de 1936 em Alvorninha, concelho de Caldas da Rainha. Sacerdote desde 15 de Agosto de 1961, foi ordenado bispo em 1978 e é Patriarca de Lisboa desde 1998, após a morte de D. António Ribeiro. D. José Policarpo foi constituído cardeal por João Paulo II em 2001 e participou no conclave de Abril de 2005 que elegeu o atual Papa Bento XVI. As comemorações do jubileu sacerdotal do cardeal-patriarca finalizaram no Seminário dos Olivais, com um jantar convívio reunindo todo o clero presente. João Polónia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas