Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

Mega estendal de roupa solidário nas Gaeiras

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de quatro quilómetros e meio da vila das Gaeiras acolheram o mega estendal com dez mil peças de roupa, digno de um prémio para o Guinness Book of Records. Esta foi uma iniciativa com enorme sucesso e visibilidade e que tinha como principal objectivo angariar roupa para as famílias mais carenciadas do Município de […]
Mega estendal de roupa solidário nas Gaeiras

Cerca de quatro quilómetros e meio da vila das Gaeiras acolheram o mega estendal com dez mil peças de roupa, digno de um prémio para o Guinness Book of Records. Esta foi uma iniciativa com enorme sucesso e visibilidade e que tinha como principal objectivo angariar roupa para as famílias mais carenciadas do Município de Óbidos, numa organização do Grupo de Jovens Voluntários das Gaeiras. Ricardo Duque, 17 anos, estudante de línguas e humanidades, e que vai seguir na universidade um curso de serviço social em Lisboa, é o timoneiro deste grupo e sente-se realizado pela iniciativa ter resultado em pleno. “Queríamos fazer uma recolha de roupa e para não ser apenas aquela iniciativa da pessoa entregar a roupa e ir embora, tentámos criar um dia mais dinâmico, estendendo toda a roupa que angariássemos”, disse. “Começámos a estender roupa às 8h30 da manhã e terminámos às 22 horas, ou seja, mesmo à hora que deveríamos começar a recolhê-la. Apesar de termos estas horas todas não conseguimos estender todas as peças, porque recebemos cerca de 10.200 mil peças de roupa. A receptividade das pessoas foi muito grande, principalmente das famílias das Gaeiras, mas também de outros locais”, declarou. As dez mil peças foram estendidas por quatro quilómetros e meio de corda em cerca de vinte mil molas de roupa que acabaram por não chegar e a solução foi mesmo atar a roupa à corda espalhada pela vila. Este grupo de jovens não tem sede, recebendo o apoio da Junta de Freguesia, local onde a roupa fica depositada e onde se reúne semanalmente para delinear estratégias de ajuda a famílias com problemas sociais. O trabalho agora é recolher a roupa, separá-la por géneros e estações do ano, para ser posteriormente entregue a cerca de 75 famílias de Óbidos, num levantamento já realizado por esse grupo de jovens. Alguma desta roupa vai ainda para a associação Abraço, que ajuda doentes com HIV, e para a Fundação Casa do Gil, que apoia crianças hospitalizadas. Este trabalho será a médio prazo, até porque a ideia surgiu há dois meses e a entrega da roupa vai demorar algum tempo. Por outro lado, o Grupo de Jovens Voluntários das Gaeiras pretende continuar com as iniciativas, talvez anualmente ou bianualmente, embora a necessidade de roupa não seja tão grande e as famílias que fornecem a roupa não tenham disponibilidade tão rápida para a doar. À volta do estendal criou-se uma festa com a actuação do grupo de bombos do Monte Olivett, do grupo coral da casa de pessoal do Hospital das Caldas e do rancho da Capeleira. Houve ainda cantores populares e uma banda pop rock. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas