Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 19° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Centros de Convívio reabrem a 5 de Setembro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A partir de 5 de Setembro, os Centros de Convívio da Rede Municipal Melhor Idade, em Óbidos, retomam o seu normal funcionamento, depois de um período em que se encontraram encerrados para férias. O programa Melhor Idade, em funcionamento há 6 anos, assume-se, actualmente, como um conjunto de políticas destinadas às pessoas mais velhas, constituindo-se […]
Centros de Convívio reabrem a 5 de Setembro

A partir de 5 de Setembro, os Centros de Convívio da Rede Municipal Melhor Idade, em Óbidos, retomam o seu normal funcionamento, depois de um período em que se encontraram encerrados para férias. O programa Melhor Idade, em funcionamento há 6 anos, assume-se, actualmente, como um conjunto de políticas destinadas às pessoas mais velhas, constituindo-se como uma referência no combate à solidão e proporcionando a muitos idosos do concelho momentos de convívio gratificantes, assim como significativas melhorias físicas e psicológicas comprovadas pelos próprios e aferidas através de diversos estudos realizados pelo Observatório Social de Óbidos. Uma das principais medidas deste Programa diz respeito à dinamização de uma rede de 12 Centros de Convívio distribuídos por toda a área geográfica do Concelho. Mais de 350 pessoas estão inscritas e frequentam estes espaços que, diariamente, desenvolvem um conjunto de actividades de apoio e satisfação de algumas necessidades básicas, nomeadamente no que diz respeito à alimentação e alguns cuidados de saúde prestados por profissionais devidamente qualificados, assim como actividades lúdico-pedagógicas, como por exemplo os passeios para dentro e fora do concelho e os vários ateliês de música, teatro, informática, artes plásticas, cozinha, jardinagem, entre outros. Uma outra medida que tem revelado um grande impacto social tem a ver com a dinamização do programa Saúde e Movimento, através do qual os utentes do Melhor Idade beneficiam, gratuitamente, de aulas de ginástica geriátrica e hidroterapia. As aulas de ginástica geriátrica são dinamizadas nos Centros de Convívio. A hidroterapia, que vai iniciar a partir de Setembro, tem lugar nas Piscinas Municipais. A Bibliomovel – Biblioteca Itinerante do Concelho de Óbidos, retomará também as suas visitas mensais a todos os Centros, sob a responsabilidade da Biblioteca Municipal de Óbidos, com o objectivo de oferecer actividades variadas de promoção de competências de literacia, despertar o prazer de ler e permitir o contacto com várias obras literárias e partilha de histórias, experiências e vivências. Este serviço itinerante realiza-se há cerca de 3 anos. A Unidade Móvel de Saúde de Óbidos, cujo plano de actuação é da responsabilidade do Município e do Centro de Saúde de Óbidos, também irá em breve promover iniciativas de promoção da Saúde dirigidas a todos os utentes do programa. O próximo convívio geral que reunirá todos os utentes dos Centros de Convívio será realizado no dia 21 de Outubro, na localidade do Arelho, com o tema “III Concurso de Dança Melhor Idade”. Os utentes já se encontram a preparar a sua organização, ficando a seu cargo toda a confecção do guarda-roupa. As inscrições para o Melhor Idade estão abertas todo o ano para pessoas com 55 ou mais anos ou para pessoas que se encontrem em situação de reforma, e são formalizadas em todos os Centros de Convívio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Rute Silva apresenta livro

O auditório municipal Casa da Música, em Óbidos, é palco no dia 18 de maio, pelas 17h30, da apresentação do livro “Diário de Hodgkin”, de Rute Silva.

rute

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.