Q

Previsão do tempo

21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 28° C
21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 30° C
21° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 34° C

Pais e população de São Mamede continuam na luta contra encerramento de escola

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os pais dos 17 alunos da escola do 1º ciclo em São Mamede, no Bombarral, não aceitam o encerramento do estabelecimento de ensino por não atingir a meta de 21 alunos exigida pelo Ministério da Educação, denunciando que as crianças passarão a frequentar uma escola sem cantina e a três quilómetros da aldeia. “As crianças […]
Pais e população de São Mamede continuam na luta contra encerramento de escola

Os pais dos 17 alunos da escola do 1º ciclo em São Mamede, no Bombarral, não aceitam o encerramento do estabelecimento de ensino por não atingir a meta de 21 alunos exigida pelo Ministério da Educação, denunciando que as crianças passarão a frequentar uma escola sem cantina e a três quilómetros da aldeia. “As crianças vão ser colocadas numa escola que tem piores condições e onde as crianças têm de percorrer cerca de 600 metros para almoçar numa colectividade”, faz notar Filipe Rodrigues, porta-voz da comissão de pais. Segundo sustenta, a escola de São Mamede “tem todas as condições para funcionar. Tem cantina, espaço para actividades extra curriculares e para a prática de desporto”. O facto de não atingir o número de 21 alunos “deve-se ao agrupamento de escolas ter recusado matricular crianças por ordem do Ministério da Educação”, alega. “Ainda não podemos mandar vir os livros, porque não sabemos para onde vão as crianças”, lamenta Lucinda Silva, avó de uma das crianças. “Tendo em conta as declarações do sr. ministro da Educação, que afirmou que iam encerrar 266 escolas que correspondiam a situações em que estão concluídos os centros escolares ou onde houvesse a colaboração da autarquia, a escola de São Mamede à partida estaria fora dessas 266 escolas a encerrar”, sublinha Filipe Rodrigues. “Porque nem está construído o centro escolar previsto para a freguesia da Roliça e nem autarquia está de acordo com o encerramento desta escola, como se pode verificar na moção votada por unanimidade na Assembleia Municipal, os pais não aceitam o encerramento desta escola”, frisa. “Se querem fechar, fechem escolas com menos qualidade de estrutura, ou então porque é que não transferem os outros miúdos para São Mamede?”, interroga. A comissão de pais já foi recebida pelo ministro da Educação e por vários grupos parlamentares, tendo o deputado José Luís Ferreira, de “Os Verdes”, questionado o Governo sobre o encerramento da escola. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Barcos com História” em exposição em Alfeizerão

“Barcos com História” é como se designa a exposição de modelismo estático de Aníbal Figueiredo que está patente até 31 de julho no espaço Baú das Memórias, em Alfeizerão.Trata-se de uma mostra de 17 miniaturas em madeira que representam barcos que de uma forma ou outra marcaram a história.

Barcos 1

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura