Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
11° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Em busca do Tesouro da Páscoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Páscoa Animada” leva crianças e jovens às grutas arqueológicas do Vale do Roto No passado dia 15 de Abril, foi de aventura e descoberta para as duas dezenas e meia de crianças que se lançaram “Em busca do Tesouro da Páscoa” nas grutas arqueológicas do Vale do Roto, na Columbeira, concelho do Bombarral. A actividade […]

“Páscoa Animada” leva crianças e jovens às grutas arqueológicas do Vale do Roto No passado dia 15 de Abril, foi de aventura e descoberta para as duas dezenas e meia de crianças que se lançaram “Em busca do Tesouro da Páscoa” nas grutas arqueológicas do Vale do Roto, na Columbeira, concelho do Bombarral. A actividade decorreu no âmbito da “Páscoa Animada”, projecto da responsabilidade do Município do Bombarral que tem por finalidade a ocupação das crianças e jovens durante o período das férias escolares, e contou a participação de 25 crianças. A busca do “Tesouro da Páscoa” serviu de mote para uma visita à Gruta Nova da Columbeira, à Gruta do Caixão, à Lapa Larga e à Lapa do Suão, sítios arqueológicos onde os petizes puderam escutar as explicações da arqueóloga Cláudia Manso, as quais escondiam pistas que os levariam a encontrar o dito tesouro. Num gesto de protesto contra o acto de vandalismo de que algumas destas grutas foram recentemente alvo, antes de prosseguir com a “caça ao tesouro”, o grupo reuniu-se na Lapa do Suão para fazer um minuto de silêncio. Envolvidos pela escuridão e pelo silêncio, os petizes puderam igualmente perceber como era a vida pré-histórica nestas grutas. De regresso à Lapa Larga, onde eram aguardadas pela Vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Joana Patuleia, e pelo Chefe de Gabinete, Ricardo Daniel, as crianças receberam um mapa, que juntamente com os indícios revelados pela arqueóloga municipal as ajudou a encontrar o “Tesouro da Páscoa”. Após alguns minutos de busca, o tesouro foi finalmente descoberto e apenas mediante a resposta correcta a três questões relacionadas com as explicações dadas ao longo do percurso é que se expôs o seu conteúdo – bilhetes de identidade do Caçador do Tesouro da Páscoa e moedas de chocolate -, entregue a todos os participantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1