Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Um dos casos em Alvorninha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alunos da escola da Moita são transferidos para sede de freguesia   A escola da Moita, em Alvorninha, a cinco quilómetros das Caldas da Rainha, é uma das que já não vai abrir este ano lectivo, e o encerramento deixa triste Maria da Luz, tarefeira há 29 anos no estabelecimento de ensino. “Não é pelo […]
Um dos casos em Alvorninha

Alunos da escola da Moita são transferidos para sede de freguesia   A escola da Moita, em Alvorninha, a cinco quilómetros das Caldas da Rainha, é uma das que já não vai abrir este ano lectivo, e o encerramento deixa triste Maria da Luz, tarefeira há 29 anos no estabelecimento de ensino. “Não é pelo que me pagavam, porque só fazia lá uma hora por dia, mas tenho pena porque era o orgulho da terra e vinham miúdos das várias aldeias à volta”, manifesta. “A escola teve melhoramentos, é bastante soalheira, tem espaço para brincarem e refeitório, e a professora era exemplar. A única coisa que precisava era janelas novas”, indica Maria da Luz, que também é avó de uma criança que iria frequentar o jardim-de-infância, numa das salas da escola. “Agora vai para o Centro Escolar de Alvorninha, a quatro quilómetros”, relata, questionando: “O que será que vão fazer daquela escola para que não fique agora ao abandono?”. Alexandra Rocha, mãe de uma criança de oito anos que frequentava a escola da Moita, não discorda da transferência para o Centro Escolar de Alvorninha. Só contesta que o novo estabelecimento “como vai receber os garotos das escolas dos arredores, devia funcionar até ao 8º ano, porque assim como está, quando acabarem o primeiro ciclo, vão ter de mudar de escola outra vez”. O marido, João Norberto, também acredita que a nova escola “vá ser melhor”. Para trás fica a nostalgia de ter andado numa escola que até dá nome à rua onde foi construída. O filho, André, é peremptório: “A nova escola vai ser melhor porque vai ter mais alunos e mais espaço para brincar e aprender, e eu vou ter mais amigos”. “A escola da Moita estava um bocadinho estragada”, desabafa, admitindo, no entanto, sentir “alguma pena” pelo encerramento.   Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez