Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Túnel na Vestiaria poderá ser passagem secreta para o Mosteiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A construção de um muro e de um passeio na Aliceira, na Vestiaria, pôs  a descoberto um túnel, que poderá ter sido uma mina de água ou uma passagem secreta para o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O local foi encontrado ao acaso, durante as obras que a Junta de  Freguesia tem em curso junto […]
Túnel na Vestiaria poderá ser passagem secreta para o Mosteiro

A construção de um muro e de um passeio na Aliceira, na Vestiaria, pôs  a descoberto um túnel, que poderá ter sido uma mina de água ou uma passagem secreta para o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O local foi encontrado ao acaso, durante as obras que a Junta de  Freguesia tem em curso junto à curva da Aliceira. O tecto da gruta tem marcas dos archotes que serviram de iluminação, o  que poderá ser um indicador de que os túneis poderiam ter tido uma  utilização diferente que a de uma simples mina de água. O presidente da Junta de Freguesia da Vestiaria, António André, admite  que o túnel pode ter sido usado pelos frades do Mosteiro. O autarca  baseia-se numa conhecida uma rede de túneis que ligava o mosteiro ao  castelo e a outros pontos, para refúgio dos monges e para evacuação da  população. Com um metro de largura e dois de altura, e possivelmente vários  metros de extensão, o túnel tem uma sala com mesas e bancos. Segundo o autarca, “o túnel tem continuidade, mas estará barrado por  raízes de eucalipto”. “Vamos ver se é possível abrir para ver onde vai  dar”, conclui. Por seu lado, Pedro Tavares, com uma vasta obra de investigação sobre  o Sistema Hidráulico Cisterciense em Alcobaça, refere que “pelas suas  características, a gruta poderá ter sido uma mina de água”. “As dimensões da abertura da gruta, as marcas dos archotes no tecto e o facto de ter sido escavada no arenito, são provas mais do que  suficientes”, frisou. O engenheiro comparou o achado no final do mês de Julho com as quatro  minas existentes na Quinta de Nossa Senhora de Lurdes, na encosta do  Cidral, para concluir que “aquela gruta foi, quase garantidamente, uma  mina de água”. Segundo este especialista em hidráulica cisterciense, uma mina de água  é “um túnel cavado na rocha de arenito”,muito característico desta  zona, com as dimensões adequadas à deslocação confortável do homem, pois precisam de ser limpas regularmente. A encosta do Cidral é um maciço de arenito, uma enorme esponja que  absorve toda a humidade que escorre encosta a baixo, características  que este achado apresenta. Para já, a origem da passagem subterrânea é desconhecida. A Câmara de  Alcobaça já enviou arqueólogos ao local, mas a investigação ainda só  agora começou. O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, já  informou o Igespar sobre esta descoberta. Prefere não comentar as  possíveis origens do túnel, aguardando, em alternativa, as conclusões  dos técnicos.   Paulo Alexandre

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.