Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Caldas vai dar nome a avenida espanhola

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pela quarta vez por intermédio de Mário Lino, Caldas da Rainha vai dar o nome a uma rua, desta vez em La Codosera, Badajoz. A atribuição terá lugar no dia 3 de Julho, altura em que uma placa com a designação “Avenida de Portugal – Caldas da Rainha” será inaugurada. “É um evento que surge […]
Caldas vai dar nome a avenida espanhola

Pela quarta vez por intermédio de Mário Lino, Caldas da Rainha vai dar o nome a uma rua, desta vez em La Codosera, Badajoz. A atribuição terá lugar no dia 3 de Julho, altura em que uma placa com a designação “Avenida de Portugal – Caldas da Rainha” será inaugurada. “É um evento que surge na sequência de 30 anos de intercâmbio com Espanha, tendo sempre como suporte o Sporting Clube das Caldas e a Câmara Municipal”, indica Mário Lino. Este intercâmbio surge depois de se ter finalizado em La Codosera dois anos seguidos o Caldas-Badajoz em cicloturismo. A retribuição espanhola é visível nas duas ruas das Caldas em Olivença e Oliva de la Frontera, e numa praça em Badajoz. La Codosera é uma vila próxima de Albuquerque, onde a Rainha D. Leonor tinha familiares. O alcaide do Ayuntamiento de La Codosera, Manuel Píris, tem acolhido Mário Lino, que deu o seu contributo para uma semana cultural com uma exposição sobre as Praças da República e 5 de Outubro de Portugal. Estão a ser reforçados os laços de amizade e institucionais entre as duas localidades. Para além, disso, “estamos a ter retorno da nossa passagem por Espanha. Não só se fala do cicloturismo, como estes marcos [nomes de ruas] ficam para o futuro e levam as pessoas a procurarem a nossa cidade. É por isso mesmo que a Câmara continua empenhada nestes eventos para que possam contribuir para a divulgação das Caldas além-fronteiras”, refere Mário Lino. As actividades paralelas que se vão desenrolando ao longo do ano ajudam a vincar “o cordão umbilical que liga Caldas a Espanha de bicicleta”. O programa no próximo sábado começa com a partida da caravana oficial num autocarro desde as Caldas da Rainha, cerca das sete da manhã. A chegada a La Codosera é às dez e meia (em Espanha é uma hora mais tarde). Serão visitadas piscinas públicas numa praia fluvial e um santuário, para além de outros espaços da vila espanhola, “onde toda a gente sabe falar português”, conta Mário Lino. “Há muita gente que quer ir, algumas vão nos seus carros, umas vão de véspera e aproveitam o fim-de-semana para ficar lá”, relata. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha também estará representada neste acto, que terá sessão solene pelas 13 horas. Para Mário Lino, o dito popular de que “De Espanha nem bom vento, nem bom casamento” é um tabu que deve ser contrariado. “Portugal e Espanha devem-se entender como dois bons enamorados sem nunca chegar ao matrimónio. Cada um tem a sua independência mas devemos manter uma cordialidade e as melhores relações culturais, desportivas e económicas com um povo que está aqui ao lado”, sustenta.   Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas