Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C
12° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Ministra do Ambiente interpelada sobre a Lagoa de Óbidos na Assembleia da República

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Ministra do Ambiente esteve presente na Assembleia da República na passada segunda-feira para discussão do Orçamento de Estado na especialidade e foi interpelada sobre a Lagoa de Óbidos pela deputada social-democrata Maria da Conceição Pereira, eleita por Leiria e igualmente vereadora na Câmara das Caldas. “É a maior Lagoa de Portugal Continental e de […]
Ministra do Ambiente interpelada sobre a Lagoa de Óbidos na Assembleia da República

A Ministra do Ambiente esteve presente na Assembleia da República na passada segunda-feira para discussão do Orçamento de Estado na especialidade e foi interpelada sobre a Lagoa de Óbidos pela deputada social-democrata Maria da Conceição Pereira, eleita por Leiria e igualmente vereadora na Câmara das Caldas. “É a maior Lagoa de Portugal Continental e de relevante importância para a economia da região e para a preservação do ambiente. Como já era do seu conhecimento através dos requerimentos enviados sobre o assunto, estamos perante um grave risco ambiental com a quebra do emissário submarino que, numa situação de emergência tem sido resolvido com a colocação de sacos de areia. Este trabalho tem sido assumido pelas Águas do Oeste, com inúmeras dificuldades e insucessos. Por outro lado a Praia da Foz do Arelho praticamente desapareceu”, manifestou Maria da Conceição. A deputada relatou que no final de Janeiro, e perante este grave cenário o presidente da Câmara das Caldas da Rainha solicitou a presença da Ministra que, “até à data não respondeu ao referido ofício nem marcou qualquer deslocação”. “Foi-lhe perguntado quando pensa deslocar-se à Lagoa de Óbidos para uma reunião de trabalho com as várias entidades a fim de se encontrar uma solução, tal como a secretária de Estado do Ordenamento do Território ontem tinham feito ao Algarve à Ilha da Fuzeta. Também lhe foi dito que na passada semana esteve presente o LNEC, que concordou com algumas sugestões apresentadas pela Junta de Freguesia da Foz do Arelho e que aguardam resposta“, referiu. A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, disse estar preocupada e acompanhar pessoalmente o assunto da Lagoa de Óbidos e que perante as informações de que a deputada do PSD entregou iria aprofundar o assunto e dar resposta em breve. Disse também que estão previstas para Abril as dragagens para a criação de um canal central e abertura da “Aberta”. Contudo, não mostrou, no imediato, disponibilidade para uma visita à Lagoa de Óbidos. Maria da Conceição tem feito outros requerimentos e intervenções na Assembleia da República, em conjunto ou individualmente. Salientam-se perguntas sobre o licenciamento de divertimentos públicos, o desemprego, a transferência da gestão de museus nacionais para a esfera autárquica e a contratualização com as Misericórdias no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.   Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas