Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C

São Martinho do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Movimento de Cidadaos distribui comunicado á população de São Martinho do Porto De novo, um grupo de cidadãos de diferentes inclinações políticas, uns naturais e residentes e outros apenas residentes, reúne-se e recria este Movimento com o objectivo de atribuir à nossa Terra um destino diferente, mais prometedor e risonho. Assim, o grupo envidará deligências […]

Movimento de Cidadaos distribui comunicado á população de São Martinho do Porto De novo, um grupo de cidadãos de diferentes inclinações políticas, uns naturais e residentes e outros apenas residentes, reúne-se e recria este Movimento com o objectivo de atribuir à nossa Terra um destino diferente, mais prometedor e risonho. Assim, o grupo envidará deligências no sentido de chamar à atenção para se recuperar e manter o património natural e paisagístico – tão mal tratado nas últimas décadas. Este Movimento pretende ainda “dar mais vida” à Vila pugnando por um progresso sustentado, apetrechando a Terra com infra-estruturas que, efectivamente, coloquem São Martinho do Porto no mapa. Mas, sublinhe-se em todas as Estações do ano. Como está, é triste dizê-lo, está mesmo mal. Metade de Julho, o mês de Agosto e metade de Setembro, o que é?! Queremos vida própria na Vila durante todo o ano! À nossa volta vamos assistindo ao desenvolvimento de outros Concelhos e Freguesias. Por cá pouco ou nada vemos. E o pouco que vemos tem muito de destruição que, em alguns casos, é irrecuperável. O que herdámos da Mãe Natureza e o que os nossos antepassados, humildemente, preservaram a criaram ao longo de gerações, vai sendo deitado abaixo em nome de qualquer coisa que, em boa verdade, queremos desconhecer e não aprovamos. Por isso amigos e caros cidadãos, é altura de dizer basta. É altura de discutirmos um Plano para São Martinho e de lutar por ele. É mesmo por isso que, cansados da interioridade que a Câmara Municipal de Alcabaça nos “impinge”, pretendemos nova sorte, outro destino. Pendurados em Alcobaça, que não se desenvolve nem deixa desenvolver, não vamos a lado nenhum. Pretendemos o regresso ao Concelho das Caldas da Rainha. Sim, o regresso! Dizemos regresso, porque já lá estivemos. É bom lembrar. Durante 336 anos (1518 a 1854) fomos Sede de Concelho. Mas os rios de Alfeizerão e de Tornada, com o transporte permanente de areias e lixos, asfixiaram a Baía. Algumas dragagens foram efectuadas. Mas pouco resolveram. O desvio do caudal daqueles rios aponta para a solução ideal. Assim, com o progressivo assoreamento da Baía e o aparecimento do caminho de ferro, o porto, com largo historial, entra em acentuado declínio. A importânica da Vila cai. Em 24 de Outubro de 1855 o Concelho é extinto passando para o Concelho de Alcobaça. Contudo, no ano de 1895, a Vila de São Martinho é integrada no Concelho das Caldas da Rainha, onde permaneceu apenas até 1898, voltando ao Concelho anterior,a que ainda hoje pertence. É assim que referimos e defendemos: O regresso ao Concelho das Caldas da Rainha! Para acompanhar e participar com o Movimento consulte o nosso blogue: http://saomartinhoparacaldas.blogspot.com Mensagens para o e-mail: saomartinhoparacaldas@gmail.com São Martinho do Porto, Agosto de 2009 O Movimento São Martinho para Caldas

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.

Festival de “Sopas e não Só”

A VII edição do ‘Festival de Sopas e Não Só’ vai decorrer nos dias 11 e 12 de maio, nas antigas instalações do Lar de Santa Maria, em Peniche, com entrada livre.

sopas

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1