Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 22° C
19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C

Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O caldense João Francisco Jesus construiu o protótipo de um veículo que anda a energia eólica e energia solar. Segundo o inventor, o conceito de carros eléctricos é muito usual e por isso o seu sistema é tornar o veículo totalmente autónomo. “Carros eléctricos há muitos, agora alimentá-lo sem andar com o fio atrás é […]
Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

O caldense João Francisco Jesus construiu o protótipo de um veículo que anda a energia eólica e energia solar. Segundo o inventor, o conceito de carros eléctricos é muito usual e por isso o seu sistema é tornar o veículo totalmente autónomo. “Carros eléctricos há muitos, agora alimentá-lo sem andar com o fio atrás é difícil. Isso é que é importante resolver e eu tenho aqui a solução, porque se não houver vento, com a deslocação do ar há produção de energia e o carro anda”, descreve. “Este é um carro que quanto mais andar, mais autónomo se torna. Se fizermos uma viagem de cem quilómetros torna-se totalmente autónomo, nas condições em que está actualmente”, refere. O caldense tentou colocar baterias mais resistentes e mais leves, mas teve problemas. “Para adquirir baterias de lítio, tive muitas dificuldades. Se precisar de uma não há problema, mas se precisar de duas tenho de dizer para que fim, mas se pedir mais do que duas não me vendem”, comenta, lembrando o custo elevado de cada uma das baterias. Ter essas baterias “seria o ideal”, já que nas viagens curtas e nas horas de ponta de tráfego automóvel dentro das cidades, as turbinas não se movimentam, logo “não geram corrente para recarregar as baterias”. Mas se tivessem baterias de grande capacidade de armazenamento, ou se houvessem mini centrais eólicas, como existem postos de combustíveis, “as pessoas podiam trocar as baterias e assim movimentarem-se normalmente”. Com esta condição, João Francisco assegura que é possível tornar o seu protótipo “totalmente autónomo”. Mas este carro além de ter as turbinas que sustentam a tracção do veículo, o sistema possui no tejadilho um painel fotovoltaico que gera energia para uma outra bateria, que é utilizada nas luzes, travões e buzina. João Francisco Jesus trabalha no projecto há um ano e dedica-se por carolice. “É uma ideia que não é nova. Imaginava um sistema destes e só com a prática é que fui conseguindo fazer. Cheguei a andar à noite, com a carrinha, com as turbinas em cima, a passear na Estrada Atlântica, não que tenha problemas em mostrar, mas como poderiam dizer que eu me tinha passado da cabeça preferi fazer os testes à noite”, relata. O inventor antes de produzir este veículo tentou aplicar o sistema em outros carros, até produzir este protótipo de raiz com peças de um carro velho que comprou e de onde retirou a caixa de velocidades, a suspensão, o volante e outros materiais. Segundo o criador deste projecto, “o sistema está criado, só precisa de ser desenvolvido e aperfeiçoado”. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.