Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Desacatos de jovens nas Caldas colocados na Internet

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um grupo de rapazes, aparentando ter idades entre os 16 e os 20 anos, anda a provocar os habitantes nas Caldas da Rainha adoptando atitudes racistas e persecutórias, tendo sido divulgadas imagens na Internet com insultos no meio da rua a uma cigana e intimidação de um comerciante chinês. As autoridades policiais já viram as […]
Desacatos de jovens nas Caldas colocados na Internet

Um grupo de rapazes, aparentando ter idades entre os 16 e os 20 anos, anda a provocar os habitantes nas Caldas da Rainha adoptando atitudes racistas e persecutórias, tendo sido divulgadas imagens na Internet com insultos no meio da rua a uma cigana e intimidação de um comerciante chinês. As autoridades policiais já viram as imagens mas alegam nada poderem fazer por se enquadrarem na moldura de crimes semi-públicos e ser exigida uma declaração de vontade do lesado para que o Ministério Público possa dar início a um processo judicial. No sítio do YouTube aparecem vários vídeos protagonizados pelo grupo, gravados por um telemóvel, nos quais no mínimo entre dois a cinco rapazes vão aparecendo a meterem-se com uma mulher de etnia cigana, conhecida na cidade por sofrer de perturbações mentais. Perseguem-na junto ao caminho-de-ferro, na central rodoviária, próximo da igreja e no parque, filmam-na e começam a insultá-la, ao ponto de ela responder ameaçando atingi-los com pedras. Noutro vídeo, intimidam um comerciante chinês, proprietário de quatro lojas nas Caldas da Rainha. Enquanto um dos prevaricadores vai gravando a cena e outros dois ficam à porta de uma das lojas, vêem-se dois rapazes a entrarem no estabelecimento e a provocarem desacatos. Sem esconderem a cara, começam a gozar com o dono, simulando que falam chinês em tom alto. O proprietário enxota-os mas eles permanecem e começam a mexer nos artigos. O dono, que está sozinho, fica sem saber como reagir. A dada altura, os rapazes reparam que existe um sistema de vigilância vídeo no interior e deixam escapar algumas palavras em português. Eis quando um deles pega num haltere, o chinês tenta tirá-lo da mão, medindo forças, consegue e ameaça o rapaz com o equipamento, altura em que os provocadores resolvem fugir. O vídeo foi colocado há cinco meses no YouTube e há cerca de dois foi visionado pela PSP, apurou o JORNAL DAS CALDAS. Mas como nunca foi apresentada queixa na esquadra, o caso caiu no esquecimento, até agora ser mostrado que o grupo protagonizou outros actos de perseguição, eventualmente com tendências racistas. A comunidade YouTube já considerou o vídeo com o cidadão chinês “abusivo e racista”, alertando para a sua remoção da Internet. A reacção dos cibernautas é semelhante. “Anormais, fedelhos, cobardolas”, são alguns dos comentários. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas