Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Ovelhas e militares no CCC

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
À porta do CCC das Caldas da Rainha, no dia 20, foi recriado o ambiente de uma quinta agrícola. Protegido por uma sebe estava um rebanho de ovelhas. Este o cenário montado pela companhia de teatro canadiana Corpus, para executar a performance “The Sheep” (“As ovelhas”). Tratou-se de uma encenação onde os actores assumiram o […]
Ovelhas e militares no CCC

À porta do CCC das Caldas da Rainha, no dia 20, foi recriado o ambiente de uma quinta agrícola. Protegido por uma sebe estava um rebanho de ovelhas. Este o cenário montado pela companhia de teatro canadiana Corpus, para executar a performance “The Sheep” (“As ovelhas”). Tratou-se de uma encenação onde os actores assumiram o seu papel como ovelhas. Segundo David Danzon, actor e coreógrafo da companhia, a ideia foi mesmo a de recriar meia-hora da vida daqueles animais. Para isso, durante um mês a companhia estudou o comportamento das ovelhas em várias quintas. “Vimos como elas caminham, como comem ou como se cheiram. Observámos cada pormenor e depois trabalhámos esses gestos no estúdio”, explicou. A princípio pensaram em pôr as ovelhas a dançar ou fazer outras acções disparatadas, mas depois chegaram à conclusão de que seria melhor imitarem apenas a realidade. “Achamos que isso é suficiente para ser engraçado e interessante de ver”, afirmou. Para David Danzon, assistir à reacção do público, principalmente as crianças, torna-se muito interessante. Há pessoas que acham muito engraçado e riem-se, outras ficam a olhar espantadas à procura de uma mensagem na actuação e algumas crianças mais pequenas chegam a chorar porque se assustam. No final do espectáculo entra em cena um lobo e nessa altura, são ainda mais os choros. Durante a performance, os espectadores são livres para interagir com as ovelhas, como se estivessem numa quinta. As fêmeas ficam protegidas por uma sebe, onde o público fica em volta. O bode e o pastor é que andam mais à volta do cenário. Nos dias 19 e 20, a companhia protagonizou, já no Grande Auditório do CCC, a peça “Flock of Flyers”, uma paródia militar que conta a história de um esquadrão canadiano que devido aos cortes orçamentais deixou de ter aviões. Sob orientação de um rígido sargento, o regimento mantém-se em treinos, só que em terra. Trata-se de um espectáculo de meia-hora, mas em que os actores não param, ironizando com a precisão e o absurdo do treino militar. Foi um jogo coreográfico entre a dança e o teatro, em que temáticas como a obediência cega eram minuciosamente exploradas. . Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas