Pinheiros cortados sem autorização do Centro Hospitalar
“Eu sinto que o património da Rainha D. Leonor e ao cuidado do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha (CHCR) está a saque por outras entidades”, afirmou a administradora delegada do CHCR, Maria do Rosário Sabino, depois de ver que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) tinha mandado cortar pinheiros na área dos 50 metros de protecção que pertencem ao CHCR.Na manhã de segunda-feira a executiva do CHCR chamou a PSP das Caldas da Rainha para identificar os responsáveis da empresa que estavam a proceder ao abate em série dos pinheiros.“Não me podia pôr à frente das máquinas”, desabafou, explicando que o conselho de administração foi surpreendido. “A zona de pinhal, que envolve o antigo Hospital Santo Isidoro, está cedido ao IPL, mas há uma faixa de 50 metros de profundidade que eles têm vindo a ocupar. Fizeram uma faixa de estacionamento dentro dos 50 metros. A Câmara fez o esgoto sem pedir autorização e depois quando mandámos parar é que fez o pedido”, revelouFoi marcada uma reunião de urgência para tratar deste caso, da qual daremos conta das suas conclusões na próxima edição.Maria do Rosário Sabino esclareceu que “ainda avancei com um pedido de uma providência cautelar, mas acabou por não ser necessário porque o IPL deu ordens para parar de vontade própria o abate de pinheiros”.“Havia um acordo em que os pinheiros secos são abatidos e há quatro meses atrás abateram alguns. Agora houve um processo de abate de pinheiros verdes bons”, apontou.Esta situação vem levantar uma outra antiga e que está relacionada com a verba que a Câmara Municipal ainda deve ao CHCR da cedência do antigo Hospital Santo Isidoro para a ESAD.“A autarquia só pagou cerca de 31 mil euros dos cerca de 125 mil euros negociados”, explicou, acrescentando que foi elaborado um ofício “no sentido de ser acertada a divida através do consumo da água”, mas até agora ainda não obteve qualquer resposta por parte dos Serviços Municipalizados das Caldas da Rainha. “Neste momento não estou a pagar a água até perfazer aquele montante”, indicou. Carlos Barroso
PSP identifica empresa contratada
Últimas
Artigos Relacionados
Refood CR celebrou nove anos de combate ao desperdício alimentar e à fome
No passado dia 9, a Refood Caldas da Rainha comemorou o seu nono aniversário com um evento especial intitulado “Por dentro da Refood CR”. O dia aberto permitiu à comunidade conhecer mais de perto a missão da organização e como ela funciona.
José Cid revive memórias e histórias nas Caldas
O cantor José Cid foi recebido, no passado sábado, na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, por Vitor Marques, presidente da autarquia, e pela vereadora da cultura, Conceição Henriques. A visita, inicialmente prevista para durar cerca de trinta minutos, prolongou-se por mais de uma hora, com o artista a partilhar várias histórias da sua ligação às Caldas da Rainha.
Núcleo Rotary angaria 750 euros para apoiar viagem de estudantes
Na passada quinta-feira, o Restaurante Pedagógico Ferreira da Silva, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, foi o cenário de um almoço solidário que contou com a presença de membros do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) das Caldas da Rainha. O evento teve como objetivo angariar fundos para apoiar os alunos da escola na sua participação na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, que decorrerá de 24 a 28 de janeiro.
0 Comentários