Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Hospital CUF Torres Vedras alarga resposta de exames para doenças do foro digestivo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um em cada três portugueses sofre de doenças do aparelho digestivo. Em entrevista ao Jornal das Caldas, Jaime Midões Correia, Coordenador de Gastrenterologia no Hospital CUF Torres Vedras, sensibiliza para a importância do diagnóstico precoce destas doenças e partilha a aposta do Hospital CUF Torres Vedras no alargamento e diferenciação da oferta de exames endoscópicos de gastrenterologia.

de exames para doenças do foro digestivo

  1. Que novidades existem na oferta de exames endoscópicos para o diagnóstico e tratamento das patologias digestivas, no Hospital CUF Torres Vedras?

Com o propósito de melhorar a resposta às necessidades de saúde da população do Oeste, o Hospital CUF Torres Vedras avançou, este ano, com a disponibilização de mais uma sala de exames. Passou, também, a dispor de cápsula endoscópica, sendo um dos hospitais do país onde é possível diagnosticar doenças do aparelho digestivo através deste exame. Com a aposta que o Hospital CUF Torres Vedras tem feito nesta área, a população da região pode contar com melhores condições para a realização de exames endoscópicos gastrenterológicos, já que passamos a dispor de duas salas totalmente equipadas com tecnologia moderna.

  1. Como funciona a cápsula endoscópica e para que é utilizada?

A cápsula endoscópica é um exame que solicitamos quando há suspeita de doença do intestino delgado. Trata-se de um dispositivo do tamanho de um comprimido grande, que é ingerido na presença do médico e, enquanto percorre o intestino delgado, vai tirando fotografias de elevada resolução que, posteriormente, são analisadas pelo gastrenterologista. A cápsula acaba por ser expelida naturalmente.

Este é um exame simples e sem desconforto ou dor. Enquanto a endoscopia alta permite observar o esôfago, o estômago e a parte inicial do intestino delgado e a colonoscopia o reto, o cólon e a parte final do intestino delgado, já a cápsula torna possível observar todo o intestino delgado, que tem mais de 10 metros e é de difícil acesso. Além disso, após a ingestão da cápsula, o doente não tem de ficar no hospital, pode retomar imediatamente as suas atividades diárias.

  1. Quando devem ser realizados exames gastrenterológicos endoscópicos, como a endoscopia digestiva alta, a colonoscopia ou a cápsula endoscópica?

Quando existe uma suspeita fundamentada de doença do tubo digestivo. A decisão de qual, ou quais, os exames a realizar, depende das queixas do doente e dos resultados de exames ou análises anteriores.

  1. É possível fazer uma investigação completa da patologia digestiva no Hospital CUF Torres Vedras ?

Tanto na área da Gastrenterologia, como nas de Radiologia e Patologia Clínica (análises), temos profissionais experientes e dedicados, que aliam o seu conhecimento aos equipamentos modernos que temos disponíveis, para garantirem o diagnóstico e o tratamento de doenças gastrenterológicas.

  1. A equipa do Hospital CUF Torres Vedras promove um acompanhamento multidisciplinar e diferenciado das doenças do sistema digestivo. Quais são os benefícios desta abordagem?

Permite, sobretudo, gerir melhor o tempo, os meios e o conhecimento, através da partilha de informação entre diferentes especialidades e da agilização de processos. Podemos, assim, tomar decisões fundamentadas, de forma mais rápida e reduzindo os tempos de espera.

_____________

Sobre as doenças do sistema digestivo:

Afetam cada vez mais pessoas”

As doenças do sistema digestivo “são muito frequentes e afetam cada vez mais pessoas”. Segundo o gastrenterologista, “as doenças funcionais são muito comuns, tal como o refluxo gastroesofágico, a síndrome do intestino irritável, as úlceras pépticas, as doenças inflamatórias intestinais, as doenças oncológicas do cólon e reto e a doença hemorroidária.”

O rastreio do cancro do cólon e recto deve ser feito a partir dos 50 anos”

Os rastreios permitem detetar precocemente doenças e evitar a sua evolução. Um dos mais importantes é o do cancro do cólon e reto. Como explica o médico da CUF, “esta é uma doença frequente e grave, e o rastreio deve ser feito a partir dos 50 anos. A colonoscopia permite detetar e remover os pólipos do cólon e reto, que são as lesões a partir das quais se desenvolvem os tumores malignos.”

OS SINAIS DE ALERTA

“Sempre que sentir desconforto ou mal-estar continuado, deve procurar assistência médica.” Não desvalorize sinais como: “dificuldade em engolir, dores abdominais, emagrecimento não explicado, pele amarela, vómitos continuados, ou perdas de sangue.”, alerta Jaime Midões Correia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.