Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 22° C
19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C

Acordos de geminação entre Caldas e cidades brasileiras marcam arranque da Semana Termal

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha como cidade das águas é o que pretende a Semana Termal, que se realiza pela primeira vez até ao próximo sábado. Com várias atividades, jornadas e congressos, a iniciativa que envolve as cidades termais da Europa e Brasil também fica marcada com assinatura de um acordo de intenção para geminação com o município brasileiro Santo Amaro de Imperatriz e o aprofundamento da geminação já existente desde 2001 com Poços de Caldas. Ainda na terça-feira houve um Encontro da Associação Europeia de Cidades Históricas e Termais (EHTTA), que reuniu representantes das 36 cidades associadas.
Entidades presentes na sessão

Integrado na Semana Termal, a assinatura do protocolo de intenções de geminação entre os municípios das Caldas da Rainha e de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil, tem como intenção vincar os laços históricos entre as cidades. A cerimónia realizou-se na Câmara Municipal, após uma visita da comitiva brasileira pela Rota Bordaliana, que assistiu às festas da cidade e participou na Semana do Termalismo, bem como no jantar subordinado ao tema “Termalismo na Europa e no Mundo”, no restaurante “A Lareira”, que marcou o arranque da iniciativa.

O presidente da Câmara Municipal começou por salientar o “ponto em comum entre as cidades que é o termalismo” e por isso, os acordos de geminação são “uma forma muito importante de cimentar e afirmar Caldas no contexto internacional”.

No caso do protocolo de intenções de geminação com Santo Amaro da Imperatriz, no estado de Santa Catarina (Brasil), que foi assinado entre vice-prefeito da cidade e o presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, o objetivo é uma cooperação mútua entre as cidades “irmãs ou geminadas” e um intercâmbio em diversas áreas (educação, saúde, turismo e termalismo).O mesmo já aconteceu na cidade brasileira quando o vice-presidente, Hugo Oliveira, ali realizou uma visita oficial em finais de janeiro.

Ligada às Caldas da Rainha desde 1818, altura em que o rei D. João VI decretou a criação de um hospital naquela cidade brasileira e que seria regido pelos estatutos do Hospital Termal das Caldas da Rainha, Santo Amaro de Imperatriz é uma cidade com cerca de 21 mil habitantes, em que o protocolo vai reforçar os interesses recíprocos, nas áreas cultural, educacional, turística e económica.

“Bem-vindo irmão, passámos a ser irmãos gémeos, as nossas cidades passam a juntar-se”, referiu Tinta Ferreira, numa espécie de boas vindas a Santo Amaro da Imperatriz. Destacou também que “não somos geminados com muitas cidades. Eu diria que somos bastante seletivos na assinatura de acordos de geminação e é com grande honra que nos podemos envolver com a história do termalismo do Brasil”.

Para o autarca, este acordo é a “confirmação das Caldas como cidade termal”.

O vice-prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Pedro Martendal, destacou que “esta parceria vai render bons frutos, pela semelhança e pela cordialidade deste povo”. O vereador Juliano Souza da Silva, representando Santo Amaro da Imperatriz, recordou como aconteceu a ligação com Caldas da Rainha, revelando algumas curiosidades históricas. “Os livros de história contavam que Caldas da Imperatriz nasceu ligada às Caldas da Rainha. Por mais que isso tivesse importância para nós, sentíamos que vocês não tinham conhecimento disso aqui em Portugal, por isso decidi entrar em contacto com a Câmara Municipal e a partir daí começámos a falar”, frisou.

Caldas já era geminada, desde 2001, com Poços de Caldas, outra cidade brasileira com tradição das águas termais sulfurosas. Contudo, o intercâmbio tem-se resumido a visitas esporádicas.

Tinta Ferreira sublinhou que o protocolo significa o “aprofundamento das relações de amizade e de intercâmbio” que já existiam. Esse acordo, segundo o autarca, influenciou no desenvolvimento do termalismo de Poços de Caldas.

Segundo o edil, “Caldas da Rainha sente-se muito honrada por ser cidade irmã de Poços de Caldas e é com grande interesse que vemos o cimentar das nossas relações através desse acordo de geminação”.

Para o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio de Azevedo, “as cidades precisam de ter contactos e intercâmbio, é fundamental”, adiantando que “este tratado não vai ter efeito imediato, pois precisamos primeiro de aprofundar essas relações e procurar um contacto maior, uma troca de experiência maior que vai ser bom para Caldas e para Poços”.

Com a assinatura do acordo estão previstos programas de cooperação para o desenvolvimento mútuo numa base de interesses e opções de cada município, bem como promoção de trocas económicas, culturais, sociais, educativas e outras entre as populações. Além disso vai potenciar um conjunto de parcerias, no âmbito do Jardim Botânico de Poços de Caldas, que tem um papel preponderante na identificação e preservação de plantas ameaçadas de extinção, permitindo uma permuta de espécies entre o Parque D. Carlos I, Mata Rainha Dona Leonor e o Jardim Botânico e eventuais visitas em regime de residência de investigação.

No caso da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha e Poços de Caldas, vai possibilitar uma parceria no âmbito do projeto da ONG e a Casa da Árvore, bem como uma parceria entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia com a Escola Técnica Empresarial do Oeste, nas áreas das energias renováveis.

Para o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, a assinatura dos protocolos “é um bom negócio”, que irá consolidar o crescimento do turismo na região. Destacou também “a inteligente estratégia do presidente da Câmara em querer reforçar e criar mais competitivadade para o termalismo nas Caldas da Rainha”, bem como nos produtos que a cidade tem para oferecer. “Isso faz com que este município se distinga de todos os outros no mundo inteiro”, concluiu.

Já começou a Semana Termal

A Semana do Termalismo, que se realiza pela primeira vez até sábado iniciou-se com o encontro da EHTTA, marcado pelo anúncio de que Caldas da Rainha vai integrar o protótipo de um atlas de todas as cidades termais da europa, que vai ser exposto em Bruxelas, candidatado a uma comparticipação de um milhão de euros.

Mário Crescente, vice-presidente do conselho científico da associação, sublinhou que o “projeto Atlas é o mais importante da EHTTA”, englobando “toda a informação sobre o complexo património termal da Europa”.

Além das Caldas da Rainha, que se juntou recentemente a plataforma informática, as cidades de Mondariz, em Espanha, e Bath, no Reino Unido, também integram o projeto, que será apresentado no dia 22 à Comissão Europeia. Assim, “podemos ver qual o caminho a seguir para desenvolver e alargar às 250 cidades que julgamos cumprir todas as condições para fazer parte”, disse Mário Crescente.

Para além deste encontro também decorrem hoje (quinta-feira) as jornadas da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, dedicadas ao tema “Águas Minerais Naturais e Ordenamento do Território”, e amanhã inicia-se o X Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, sob o tema “Cidades Termais”, com a presença do ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, terminando no dia 20.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.