Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

Liberdade em momento cultural na Escola de Sargentos do Exército

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu no passado dia 15, na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, um momento histórico-cultural sobre o caminho para a liberdade, enquadrado nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.
Evento enquadrou-se nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril

Decorreu no passado dia 15, na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, um momento histórico-cultural sobre o caminho para a liberdade, enquadrado nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.

Esta iniciativa teve como finalidade proporcionar um momento onde se cruzam a História de Portugal e o caminho percorrido ao encontro da liberdade e da democracia, sendo este um momento de reflexão e partilha de experiencias vividas na primeira pessoa, durante o período anterior e após o 25 de Abril de 1974.

Participaram diversos palestrantes, designadamente o coronel Armando Ramos, que serviu no Regimento de Infantaria n.º 5 (atual ESE), um dos militares do 16 de março de 1974, a “Revolta das Caldas”, que falou da transição para a democracia.

O. coronel José Henriques abordou a portugalidade, sublinhando os valores e responsabilidade da sociedade e as atuais ameaças à liberdade, e a historiadora Joana Tornada falou sobre o golpe de 16 de Março, tema da sua tese de mestrado.

Para além dos militares e civis que servem na ESE, estiveram presentes neste evento o diretor de educação, major-general na reserva José Feliciano, o diretor de formação, major-general Dias de Almeida, e o major-general reformado Manuel Monge.

Assistiram 200 alunos e 20 professores do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas (AE) Raúl Proença, acompanhados pelo presidente do AE, João Silva.

Esteve patente uma exposição de arte alusiva ao momento, onde o escultor caldense Carlos Oliveira e o major Telmo Conceição participaram com peças alusivas à liberdade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11