Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 24° C
17° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 25° C
17° C
  • Wednesday 31° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 26° C

Liberdade em momento cultural na Escola de Sargentos do Exército

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu no passado dia 15, na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, um momento histórico-cultural sobre o caminho para a liberdade, enquadrado nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.
Evento enquadrou-se nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril

Decorreu no passado dia 15, na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, um momento histórico-cultural sobre o caminho para a liberdade, enquadrado nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.

Esta iniciativa teve como finalidade proporcionar um momento onde se cruzam a História de Portugal e o caminho percorrido ao encontro da liberdade e da democracia, sendo este um momento de reflexão e partilha de experiencias vividas na primeira pessoa, durante o período anterior e após o 25 de Abril de 1974.

Participaram diversos palestrantes, designadamente o coronel Armando Ramos, que serviu no Regimento de Infantaria n.º 5 (atual ESE), um dos militares do 16 de março de 1974, a “Revolta das Caldas”, que falou da transição para a democracia.

O. coronel José Henriques abordou a portugalidade, sublinhando os valores e responsabilidade da sociedade e as atuais ameaças à liberdade, e a historiadora Joana Tornada falou sobre o golpe de 16 de Março, tema da sua tese de mestrado.

Para além dos militares e civis que servem na ESE, estiveram presentes neste evento o diretor de educação, major-general na reserva José Feliciano, o diretor de formação, major-general Dias de Almeida, e o major-general reformado Manuel Monge.

Assistiram 200 alunos e 20 professores do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas (AE) Raúl Proença, acompanhados pelo presidente do AE, João Silva.

Esteve patente uma exposição de arte alusiva ao momento, onde o escultor caldense Carlos Oliveira e o major Telmo Conceição participaram com peças alusivas à liberdade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Idoso levado para o hospital após queda na praia

Os elementos do Projeto “SeaWatch”, da Autoridade Marítima Nacional, auxiliaram na tarde de 16 de setembro um homem de 76 anos, que sofreu uma queda enquanto caminhava numa zona rochosa na praia do Porto Batel, não vigiada, no concelho de Peniche.

batel

Rádio + Oeste integra a Rádio RDS

A Rádio RDS vai crescer. Conta com uma história de praticamente 40 anos de emissões, com frequência no concelho do Seixal em 87.6 FM, numa cobertura para toda a Grande Lisboa. A partir de 23 de setembro, a RDS vai chegar a outras regiões de Portugal, com uma emissão única, tornando-se assim num projeto de rádio nacional.

radio

Teleconsultas nos Cuidados de Saúde Primários

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) está a implementar soluções de utilização das ferramentas digitais como complementares aos cuidados prestados presencialmente, no que respeita a consultas médicas, com foco nas necessidades das pessoas, investimento em cuidados de qualidade e privilégio pelas atividades preventivas e de continuidade.

teleconsultas