Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
14° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Liberdade em momento cultural na Escola de Sargentos do Exército

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu no passado dia 15, na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, um momento histórico-cultural sobre o caminho para a liberdade, enquadrado nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.
Evento enquadrou-se nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril

Decorreu no passado dia 15, na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, um momento histórico-cultural sobre o caminho para a liberdade, enquadrado nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.

Esta iniciativa teve como finalidade proporcionar um momento onde se cruzam a História de Portugal e o caminho percorrido ao encontro da liberdade e da democracia, sendo este um momento de reflexão e partilha de experiencias vividas na primeira pessoa, durante o período anterior e após o 25 de Abril de 1974.

Participaram diversos palestrantes, designadamente o coronel Armando Ramos, que serviu no Regimento de Infantaria n.º 5 (atual ESE), um dos militares do 16 de março de 1974, a “Revolta das Caldas”, que falou da transição para a democracia.

O. coronel José Henriques abordou a portugalidade, sublinhando os valores e responsabilidade da sociedade e as atuais ameaças à liberdade, e a historiadora Joana Tornada falou sobre o golpe de 16 de Março, tema da sua tese de mestrado.

Para além dos militares e civis que servem na ESE, estiveram presentes neste evento o diretor de educação, major-general na reserva José Feliciano, o diretor de formação, major-general Dias de Almeida, e o major-general reformado Manuel Monge.

Assistiram 200 alunos e 20 professores do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas (AE) Raúl Proença, acompanhados pelo presidente do AE, João Silva.

Esteve patente uma exposição de arte alusiva ao momento, onde o escultor caldense Carlos Oliveira e o major Telmo Conceição participaram com peças alusivas à liberdade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura