Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Alunos de teatro da ESAD.CR organizaram mais uma edição do Festival Ofélia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Peças de teatro, performances e debates marcaram a 12ª edição do Festival Ofélia - Teatro e Artes Performativas, que decorreu de 27 a 30 de março, nas Caldas da Rainha, com o tema “Ruptura”.
No último dia realizou-se uma conversa informal entre ex-alunos e atuais alunos do curso de teatro

Peças de teatro, performances e debates marcaram a 12ª edição do Festival Ofélia – Teatro e Artes Performativas, que decorreu de 27 a 30 de março, nas Caldas da Rainha, com o tema “Ruptura”.

Este festival, criado em 2009, realiza-se anualmente e é sempre organizado pelos alunos do 2º ano da licenciatura de teatro da ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha). Tem como objetivo promover o trabalho dos estudantes, assim como fomentar a criação artística dentro da escola e com outras escolas de artes. Para tal, são convidados vários estabelecimentos de ensino superior a apresentarem as suas peças.

Este ano, para além dos organizadores, participaram alunos da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) e do curso de teatro da Universidade de Évora. O ponto de partida para todos os espetáculos apresentados foi a “ruptura”.

Segundo Mariana Fonseca, porta-voz do evento, depois dos anos da pandemia, sentiram necessidade de fazer algo mais disruptivo e impactante. “Quisemos mostrar que, apesar de tudo, o teatro continua vivo e continuamos a querer mudar o mundo”, salientou, lembrando que o lema desta edição era “o teatro como arma para mudar o mundo”.

Para desafiar os alunos da ESAD.CR a envolverem-se mais, a organização colocou um mural temporário em papel, no átrio da escola, a questionar o que estes querem mudar.

Teve lugar também uma mesa-redonda com a participação de elementos do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE), onde foram discutidas várias questões relacionadas com os direitos dos profissionais desta área. Outro debate foi sobre o teatro e a performance fora das grandes áreas metropolitanas, onde existem menos apoios e onde há menos possibilidades de prosseguir uma carreira profissional, o que também acaba por fazer com que existam menos atores disponíveis.

No último dia, houve uma conversa informal, no terreiro do Parque D. Carlos I, entre atuais e antigos alunos do curso de teatro da ESAD.CR. “Quisemos saber como tem sido o percurso daqueles que tiraram o curso que nós estamos a frequentar”, explicou Mariana Fonseca. As preocupações apresentadas acabaram por ser, em parte, as mesmas dos debates anteriormente realizados.

“Uma das nossas principais preocupações é fazer chegar a cultura a todos os cidadãos, mas também que os profissionais desta área tenham condições dignas para poderem fazer o seu trabalho”, referiu Mariana Fonseca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1