Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Alunos de teatro da ESAD.CR organizaram mais uma edição do Festival Ofélia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Peças de teatro, performances e debates marcaram a 12ª edição do Festival Ofélia - Teatro e Artes Performativas, que decorreu de 27 a 30 de março, nas Caldas da Rainha, com o tema “Ruptura”.
No último dia realizou-se uma conversa informal entre ex-alunos e atuais alunos do curso de teatro

Peças de teatro, performances e debates marcaram a 12ª edição do Festival Ofélia – Teatro e Artes Performativas, que decorreu de 27 a 30 de março, nas Caldas da Rainha, com o tema “Ruptura”.

Este festival, criado em 2009, realiza-se anualmente e é sempre organizado pelos alunos do 2º ano da licenciatura de teatro da ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha). Tem como objetivo promover o trabalho dos estudantes, assim como fomentar a criação artística dentro da escola e com outras escolas de artes. Para tal, são convidados vários estabelecimentos de ensino superior a apresentarem as suas peças.

Este ano, para além dos organizadores, participaram alunos da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) e do curso de teatro da Universidade de Évora. O ponto de partida para todos os espetáculos apresentados foi a “ruptura”.

Segundo Mariana Fonseca, porta-voz do evento, depois dos anos da pandemia, sentiram necessidade de fazer algo mais disruptivo e impactante. “Quisemos mostrar que, apesar de tudo, o teatro continua vivo e continuamos a querer mudar o mundo”, salientou, lembrando que o lema desta edição era “o teatro como arma para mudar o mundo”.

Para desafiar os alunos da ESAD.CR a envolverem-se mais, a organização colocou um mural temporário em papel, no átrio da escola, a questionar o que estes querem mudar.

Teve lugar também uma mesa-redonda com a participação de elementos do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE), onde foram discutidas várias questões relacionadas com os direitos dos profissionais desta área. Outro debate foi sobre o teatro e a performance fora das grandes áreas metropolitanas, onde existem menos apoios e onde há menos possibilidades de prosseguir uma carreira profissional, o que também acaba por fazer com que existam menos atores disponíveis.

No último dia, houve uma conversa informal, no terreiro do Parque D. Carlos I, entre atuais e antigos alunos do curso de teatro da ESAD.CR. “Quisemos saber como tem sido o percurso daqueles que tiraram o curso que nós estamos a frequentar”, explicou Mariana Fonseca. As preocupações apresentadas acabaram por ser, em parte, as mesmas dos debates anteriormente realizados.

“Uma das nossas principais preocupações é fazer chegar a cultura a todos os cidadãos, mas também que os profissionais desta área tenham condições dignas para poderem fazer o seu trabalho”, referiu Mariana Fonseca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago