Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
24° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C

Alunos de teatro da ESAD.CR organizaram mais uma edição do Festival Ofélia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Peças de teatro, performances e debates marcaram a 12ª edição do Festival Ofélia - Teatro e Artes Performativas, que decorreu de 27 a 30 de março, nas Caldas da Rainha, com o tema “Ruptura”.
No último dia realizou-se uma conversa informal entre ex-alunos e atuais alunos do curso de teatro

Peças de teatro, performances e debates marcaram a 12ª edição do Festival Ofélia – Teatro e Artes Performativas, que decorreu de 27 a 30 de março, nas Caldas da Rainha, com o tema “Ruptura”.

Este festival, criado em 2009, realiza-se anualmente e é sempre organizado pelos alunos do 2º ano da licenciatura de teatro da ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha). Tem como objetivo promover o trabalho dos estudantes, assim como fomentar a criação artística dentro da escola e com outras escolas de artes. Para tal, são convidados vários estabelecimentos de ensino superior a apresentarem as suas peças.

Este ano, para além dos organizadores, participaram alunos da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) e do curso de teatro da Universidade de Évora. O ponto de partida para todos os espetáculos apresentados foi a “ruptura”.

Segundo Mariana Fonseca, porta-voz do evento, depois dos anos da pandemia, sentiram necessidade de fazer algo mais disruptivo e impactante. “Quisemos mostrar que, apesar de tudo, o teatro continua vivo e continuamos a querer mudar o mundo”, salientou, lembrando que o lema desta edição era “o teatro como arma para mudar o mundo”.

Para desafiar os alunos da ESAD.CR a envolverem-se mais, a organização colocou um mural temporário em papel, no átrio da escola, a questionar o que estes querem mudar.

Teve lugar também uma mesa-redonda com a participação de elementos do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE), onde foram discutidas várias questões relacionadas com os direitos dos profissionais desta área. Outro debate foi sobre o teatro e a performance fora das grandes áreas metropolitanas, onde existem menos apoios e onde há menos possibilidades de prosseguir uma carreira profissional, o que também acaba por fazer com que existam menos atores disponíveis.

No último dia, houve uma conversa informal, no terreiro do Parque D. Carlos I, entre atuais e antigos alunos do curso de teatro da ESAD.CR. “Quisemos saber como tem sido o percurso daqueles que tiraram o curso que nós estamos a frequentar”, explicou Mariana Fonseca. As preocupações apresentadas acabaram por ser, em parte, as mesmas dos debates anteriormente realizados.

“Uma das nossas principais preocupações é fazer chegar a cultura a todos os cidadãos, mas também que os profissionais desta área tenham condições dignas para poderem fazer o seu trabalho”, referiu Mariana Fonseca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldense no top 12 do concurso Miss Portugal

Érica Batim Moreira representou Caldas da Rainha no concurso Miss Portugal 2024, destacando-se ao ser selecionada para o top 12, onde estavam concorrentes de Amarante, Ourém, Viana do Castelo, Vizela, Oliveira do Bairro, Sintra, Paços de Ferreira, Ponta Delgada, Seixal, Vila Nova de Cerveira e Seia.

batim site 1

Apartamento assaltado

Um apartamento foi assaltado na manhã do passado dia 18 na Travessa do Sol Nascente (junto ao Campo da Feira), nas Caldas da Rainha.

FootMania concentra dezenas de equipas de futebol juvenil

Entre 26 de junho e 7 de julho, Caldas da Rainha volta a acolher o FootMania, torneio internacional de futebol juvenil, que envolve a participação de jovens nacionais e estrangeiros, seus treinadores, dirigentes e familiares.