Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

160 alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste receberam diplomas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi de olhos nos olhos dos formandos, lembrando-se da situação profissional de cada um, que o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto, deu as boas-vindas para mais uma sessão de entrega de diplomas e certificados.

Foi de olhos nos olhos dos formandos, lembrando-se da situação profissional de cada um, que o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto, deu as boas-vindas para mais uma sessão de entrega de diplomas e certificados.

Esta escola, pela sua aproximação ao meio empresarial, faz sempre um acompanhamento nos estágios e no prosseguir da carreira dos seus alunos, por isso essa relação de proximidade mantém-se durante anos. “É muito importante para nós saber o que está a acontecer no vosso percurso e as oportunidades que estão a ter”, salientou Daniel Pinto, que ao longo da cerimónia foi falando de vários casos de sucesso.

No total, foi assinalada a conclusão do percurso de educação e formação de 160 alunos, de dez turmas. Duas dessas turmas são de formação executiva e avançada (“Escanção, Enologia e Serviços de Vinhos” e “Padaria Avançada”), cuja conclusão foi no ano passado. Há quatro turmas e cursos de nível V (“Gestão de Turismo”, “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão e Produção de Cozinha” e “Gestão e Produção de Pastelaria”) que terminaram a formação há um mês. As restantes são uma do 12º ano de “Técnico de Cozinha e Pastelaria” e três turmas de nível V que tinham concluído o curso em julho de 2022.

O diretor da escola sublinhou que estes alunos estão em diferentes situações da sua vida profissional. Alguns ainda na fase da aquisição de competências essenciais e outros já com grande experiência, muitos até com o seu próprio negócio.

Tendo em conta a importância do setor do turismo para Portugal, Daniel Pinto salientou que “todos os dias, quando entramos nesta escola, estamos a prestar um serviço ao país e à nossa região”. Agradeceu por isso aos alunos, mas também a todos os professores que prestam esse serviço.

Depois da crise criada pela pandemia, o turismo teve uma enorme recuperação em 2022, conseguindo até ultrapassar as receitas turísticas de 2019 (22 mil milhões de euros o ano passado).

Para a vereadora da Educação das Caldas da Rainha, Conceição Henriques, escolas como a EHTO “são um sinal de um país muito mais moderno, que é assente na capacitação profissional, na dignificação das profissões e na formação avançada”. A autarca considera também importante o facto de esta ser uma escola internacional, tendo em conta o grande número de alunos estrangeiros.

Conceição Henriques referiu ainda que a autarquia caldense está neste momento a alterar a sua estrutura orgânica, sendo que o Turismo irá passar a ficar associado à Cultura (pelouros pelo qual também é responsável). “Neste território é o que faz sentido, mas também porque o turismo é uma atividade que acrescenta à identidade de um concelho”, disse.

Vanessa Rolim, do Gabinete de Apoio à Vereação da Câmara de Óbidos, destacou os bons resultados que tem tido a parceria da escola com a autarquia. “Isso tem sido patente em várias iniciativas e eventos que realizamos, como é o caso do Festival do Chocolate”, afirmou, referindo ainda a importância da formação para o desenvolvimento de um território.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe