Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

160 alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste receberam diplomas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi de olhos nos olhos dos formandos, lembrando-se da situação profissional de cada um, que o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto, deu as boas-vindas para mais uma sessão de entrega de diplomas e certificados.

Foi de olhos nos olhos dos formandos, lembrando-se da situação profissional de cada um, que o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto, deu as boas-vindas para mais uma sessão de entrega de diplomas e certificados.

Esta escola, pela sua aproximação ao meio empresarial, faz sempre um acompanhamento nos estágios e no prosseguir da carreira dos seus alunos, por isso essa relação de proximidade mantém-se durante anos. “É muito importante para nós saber o que está a acontecer no vosso percurso e as oportunidades que estão a ter”, salientou Daniel Pinto, que ao longo da cerimónia foi falando de vários casos de sucesso.

No total, foi assinalada a conclusão do percurso de educação e formação de 160 alunos, de dez turmas. Duas dessas turmas são de formação executiva e avançada (“Escanção, Enologia e Serviços de Vinhos” e “Padaria Avançada”), cuja conclusão foi no ano passado. Há quatro turmas e cursos de nível V (“Gestão de Turismo”, “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão e Produção de Cozinha” e “Gestão e Produção de Pastelaria”) que terminaram a formação há um mês. As restantes são uma do 12º ano de “Técnico de Cozinha e Pastelaria” e três turmas de nível V que tinham concluído o curso em julho de 2022.

O diretor da escola sublinhou que estes alunos estão em diferentes situações da sua vida profissional. Alguns ainda na fase da aquisição de competências essenciais e outros já com grande experiência, muitos até com o seu próprio negócio.

Tendo em conta a importância do setor do turismo para Portugal, Daniel Pinto salientou que “todos os dias, quando entramos nesta escola, estamos a prestar um serviço ao país e à nossa região”. Agradeceu por isso aos alunos, mas também a todos os professores que prestam esse serviço.

Depois da crise criada pela pandemia, o turismo teve uma enorme recuperação em 2022, conseguindo até ultrapassar as receitas turísticas de 2019 (22 mil milhões de euros o ano passado).

Para a vereadora da Educação das Caldas da Rainha, Conceição Henriques, escolas como a EHTO “são um sinal de um país muito mais moderno, que é assente na capacitação profissional, na dignificação das profissões e na formação avançada”. A autarca considera também importante o facto de esta ser uma escola internacional, tendo em conta o grande número de alunos estrangeiros.

Conceição Henriques referiu ainda que a autarquia caldense está neste momento a alterar a sua estrutura orgânica, sendo que o Turismo irá passar a ficar associado à Cultura (pelouros pelo qual também é responsável). “Neste território é o que faz sentido, mas também porque o turismo é uma atividade que acrescenta à identidade de um concelho”, disse.

Vanessa Rolim, do Gabinete de Apoio à Vereação da Câmara de Óbidos, destacou os bons resultados que tem tido a parceria da escola com a autarquia. “Isso tem sido patente em várias iniciativas e eventos que realizamos, como é o caso do Festival do Chocolate”, afirmou, referindo ainda a importância da formação para o desenvolvimento de um território.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal