Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
24° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C

160 alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste receberam diplomas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi de olhos nos olhos dos formandos, lembrando-se da situação profissional de cada um, que o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto, deu as boas-vindas para mais uma sessão de entrega de diplomas e certificados.

Foi de olhos nos olhos dos formandos, lembrando-se da situação profissional de cada um, que o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto, deu as boas-vindas para mais uma sessão de entrega de diplomas e certificados.

Esta escola, pela sua aproximação ao meio empresarial, faz sempre um acompanhamento nos estágios e no prosseguir da carreira dos seus alunos, por isso essa relação de proximidade mantém-se durante anos. “É muito importante para nós saber o que está a acontecer no vosso percurso e as oportunidades que estão a ter”, salientou Daniel Pinto, que ao longo da cerimónia foi falando de vários casos de sucesso.

No total, foi assinalada a conclusão do percurso de educação e formação de 160 alunos, de dez turmas. Duas dessas turmas são de formação executiva e avançada (“Escanção, Enologia e Serviços de Vinhos” e “Padaria Avançada”), cuja conclusão foi no ano passado. Há quatro turmas e cursos de nível V (“Gestão de Turismo”, “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão e Produção de Cozinha” e “Gestão e Produção de Pastelaria”) que terminaram a formação há um mês. As restantes são uma do 12º ano de “Técnico de Cozinha e Pastelaria” e três turmas de nível V que tinham concluído o curso em julho de 2022.

O diretor da escola sublinhou que estes alunos estão em diferentes situações da sua vida profissional. Alguns ainda na fase da aquisição de competências essenciais e outros já com grande experiência, muitos até com o seu próprio negócio.

Tendo em conta a importância do setor do turismo para Portugal, Daniel Pinto salientou que “todos os dias, quando entramos nesta escola, estamos a prestar um serviço ao país e à nossa região”. Agradeceu por isso aos alunos, mas também a todos os professores que prestam esse serviço.

Depois da crise criada pela pandemia, o turismo teve uma enorme recuperação em 2022, conseguindo até ultrapassar as receitas turísticas de 2019 (22 mil milhões de euros o ano passado).

Para a vereadora da Educação das Caldas da Rainha, Conceição Henriques, escolas como a EHTO “são um sinal de um país muito mais moderno, que é assente na capacitação profissional, na dignificação das profissões e na formação avançada”. A autarca considera também importante o facto de esta ser uma escola internacional, tendo em conta o grande número de alunos estrangeiros.

Conceição Henriques referiu ainda que a autarquia caldense está neste momento a alterar a sua estrutura orgânica, sendo que o Turismo irá passar a ficar associado à Cultura (pelouros pelo qual também é responsável). “Neste território é o que faz sentido, mas também porque o turismo é uma atividade que acrescenta à identidade de um concelho”, disse.

Vanessa Rolim, do Gabinete de Apoio à Vereação da Câmara de Óbidos, destacou os bons resultados que tem tido a parceria da escola com a autarquia. “Isso tem sido patente em várias iniciativas e eventos que realizamos, como é o caso do Festival do Chocolate”, afirmou, referindo ainda a importância da formação para o desenvolvimento de um território.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldense no top 12 do concurso Miss Portugal

Érica Batim Moreira representou Caldas da Rainha no concurso Miss Portugal 2024, destacando-se ao ser selecionada para o top 12, onde estavam concorrentes de Amarante, Ourém, Viana do Castelo, Vizela, Oliveira do Bairro, Sintra, Paços de Ferreira, Ponta Delgada, Seixal, Vila Nova de Cerveira e Seia.

batim site

Apartamento assaltado

Um apartamento foi assaltado na manhã do passado dia 18 na Travessa do Sol Nascente (junto ao Campo da Feira), nas Caldas da Rainha.

FootMania concentra dezenas de equipas de futebol juvenil

Entre 26 de junho e 7 de julho, Caldas da Rainha volta a acolher o FootMania, torneio internacional de futebol juvenil, que envolve a participação de jovens nacionais e estrangeiros, seus treinadores, dirigentes e familiares.