Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

A Festa da Francofonia está de volta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Música, cinema, degustação de produtos franceses, torneio de petanca (jogo de origem francesa), workshops de serigrafia e de pastelaria preenchem a programação da Festa da Francofonia que se realiza nas Caldas da Rainha e também em outros concelhos do país. A Alliance Française de Caldas da Rainha volta a realizar a Festa da Francofonia, de […]
Lisette Pereira, nova diretora da Alliance Française das Caldas da Rainha

Música, cinema, degustação de produtos franceses, torneio de petanca (jogo de origem francesa), workshops de serigrafia e de pastelaria preenchem a programação da Festa da Francofonia que se realiza nas Caldas da Rainha e também em outros concelhos do país.

A Alliance Française de Caldas da Rainha volta a realizar a Festa da Francofonia, de 20 a 25 de março, com várias atividades que têm como objetivo promover a cultura francesa. O programa deste ano traz exposições, artesanato, cocktail e almoço temático com a gastronomia francesa que irá decorrer no dia 23 de março na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).

A iniciativa foi inaugurada no dia 20 de março com uma degustação de produtos franceses na sede da Alliance Française de Caldas da Rainha, com entrada livre. Decorreram ainda o passatempo intitulado “Dix-moi 10 Mots à Tous Les Temps” e diversas exposições “À Tous les Temps” com serigrafias: “Noir et Blanc” de Charleine Vigner Boieiro e Sandra de Matos e a mostra de fotografias “Nazaré de Natália Liaschenko e também telas de Geneviève Voisine. Fez parte do primeiro dia do programa uma mostra de artesanato (crochet) de Marie-Madeleine Bense.

No dia 21, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), decorreu o ateliê de serigrafia intitulado “Os Lugares Francófonos”, misturando técnicas de serigrafia, pintura e colagem. Na EHTO houve cinema com o filme francês, “Rouge”, de Farid Bentoumi (2020), legendado em português.

No dia 22 de março, o torneio de petanca irá decorrer na ESAD.CR das 14h00 às 16h30. Depois do jogo haverá cinema (comédia) com o filme francês “Les 2 Alfred”, de Bruno Podalydès (2020), legendado em português.

No dia 23, irá ter lugar das 11h00 às 11h45, na EHTO, o concerto dos alunos do Conservatório de Música de Caldas da Rainha. Depois do almoço temático, Pedro Júlio, ex-aluno da EHTO, irá dinamizar o ateliê de pastelaria da receita de “La chouquette”.

No dia 24, das 11h00 às 12h30, na Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha, haverá um momento de literatura num encontro com Benjamin Audoye, escritor e professor de francês e autor de “Bonjiour Miéssieur”. Da parte da tarde, às 14h30, haverá cinema, com adaptação do romance de Honoré de Balzac, “Eugénie Grandet”, de Marc Dugain (2021).

No último dia terá lugar a Aldeia Francófona na Alliance Française das Caldas, para testar conhecimentos. A Festa da Francofonia termina na Escola Josefa de Óbidos com cinema (aventura), “Poly”, de Nicolas Vanier (2019).

O programa pode ser consultado no facebook da Alliance Française das Caldas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas