Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

“O vinho tem a virtude de unir as pessoas”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
É à volta do vinho que vamos criando relações, conhecendo pessoas que nos podem marcar de alguma forma. “O vinho tem esta virtude, a de unir as pessoas”. Quem o diz é o enólogo Miguel Móteo, da Companhia Agrícola do Sanguinhal, do Bombarral, a mais antiga empresa produtora de vinhos do distrito de Leiria e […]
Miguel Móteo foi nomeado pelo 2º ano consecutivo para o prémio de enólogo do ano

É à volta do vinho que vamos criando relações, conhecendo pessoas que nos podem marcar de alguma forma. “O vinho tem esta virtude, a de unir as pessoas”. Quem o diz é o enólogo Miguel Móteo, da Companhia Agrícola do Sanguinhal, do Bombarral, a mais antiga empresa produtora de vinhos do distrito de Leiria e uma das mais antigas a nível nacional.

O vinho com moderação ajuda melhor a apreciar os “diversos pratos que compõem a rica e variada gastronomia nacional e também tem uma ligação forte com a conversa que se cria à volta da mesa”, disse o enólogo.

Miguel Móteo faz parte da primeira geração de enólogos em Portugal e trouxeram ao setor a criação de “novos vinhos com perfis diferentes para se beberem com pratos diferenciados e também em diversos momentos”. 

De acordo com este responsável, beber um copo de vinho, seja espumante, tinto, rosé ou branco leve “acompanha um momento de convívio seja na mesa ou noutro local”. “Podemos associar o ato de consumo de vinho à companhia ou partilha”, salientou.

Deu o exemplo de jantares de convívio em sua casa com amigos, em que durante a confeção da comida há um vinho branco leve, espumante ou um rosé na mesa. Na medida que vão progredindo com os vários pratos são introduzidos novos. O enólogo apontou que em Portugal já existem muitos vinhos distintos com níveis de álcool diferentes. 

Para o enólogo o vinho tem a capacidade de nos deixar um bocadinho mais felizes e desperta emoções. “De forma moderada muitas vezes fortalece o amor de variadas maneiras”, contou. “Digo isto porque tenho experiência, uma vez que me convidam para jantares temáticos e para ser júri de avaliação de concursos de vinho e de gastronomia, e as pessoas não se conhecem umas às outras mas no fim acabam por criar uma empatia e um laço de amizade”, adiantou.

Miguel Móteo nasceu no meio das vinhas que tem no Douro, daí também a forte ligação ao setor.

Apesar de Portugal ser um país pequeno considera que tem uma diversidade de vinhos a norte a sul do país o que o torna “um produto tão rico e tão apaixonante, onde os enólogos o vivem de uma forma única e diferente”.

Segundo revelou, cada vez mais os vinhos começam a ser procurados por uma faixa etária “mais nova” também pelo facto de haver mais “formação e informação”. “Hoje os chefes de mesa nos restaurantes já estão qualificados para falar sobre o vinho porque cada garrafa ou marca tem a sua história”, apontou.

Quinta das Cerejeiras recebeu medalha de ouro

O vinho branco Quinta das Cerejeiras (DOC Óbidos) Grande Reserva branco 2020, da Companhia Agrícola do Sanguinhal, foi considerado o melhor vinho (medalha de ouro) da 9ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal.

Devido a este prémio o enólogo da empresa, Miguel Móteo, foi distinguido pelo segundo ano consecutivo com a nomeação para Enólogo do Ano 2022, nos Prémios W 2022 de Aníbal José Coutinho, que além de crítico é o enólogo consultor do Continente e tem livros publicados sobre vinhos. “Todos os anos ele nomeia os dez melhores enólogos do país, o que mim é honra enorme vindo da pessoa que é”, referiu, partilhando a sua nomeação com os elementos que trabalham consigo, uma vez que o sucesso que tem tido com os vinhos “resulta do trabalho da minha equipa”.  

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jardim Bordalo assinala a importância da Revolução dos Cravos

Inserido nas comemorações do programa dos 50 anos da Revolução dos Cravos do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), foi inaugurado o Jardim Bordalo no passado dia 23, na escola secundária das Caldas da Rainha, onde estão expostas flores de cerâmica em diferentes modelos e cores feitas pelos professores, alunos e auxiliares de ação educativa.

marlene

Sistemas alimentares sustentáveis devem estar no centro da ação

A convite da Leader Oeste - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste, a deputada no Parlamento Europeu Isabel Estrada Carvalhais participou no encontro Sistemas Alimentares no Oeste - Por um território mais sustentável e resiliente, que decorreu no passado dia 19 na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), em Caldas da Rainha.

leader oeste

Uso de inteligência artificial não pode afetar humanismo na medicina

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) disse no passado dia 22, nas Caldas da Rainha, que a Inteligência Artificial (IA) na medicina tem sido uma área de crescimento significativo, oferecendo diversas aplicações promissoras em diagnóstico, tratamento e gestão de saúde.

ordem medico