Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 23° C

Sistemas alimentares sustentáveis devem estar no centro da ação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A convite da Leader Oeste - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste, a deputada no Parlamento Europeu Isabel Estrada Carvalhais participou no encontro Sistemas Alimentares no Oeste - Por um território mais sustentável e resiliente, que decorreu no passado dia 19 na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), em Caldas da Rainha.
Encontro na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Isabel Estrada Carvalhais disse que “a população mundial tem crescido e temos de pensar em sistemas alimentares sustentáveis porque de outra forma não teremos recursos para alimentar os habitantes mundiais”.   

Segundo apontou, “um sistema alimentar sustentável é aquele que é capaz de garantir uma alimentação saudável sem colocar em causa os recursos económicos e ambientais para as gerações futuras”.

A eurodeputada falou da Estratégia do Prado ao Prato e da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia, que foram apresentadas em conjunto pela Comissão Europeia em 2020, partilhando múltiplos objetivos e metas, como, por exemplo, a redução do uso de pesticidas e fertilizantes, a recuperação de terras agrícolas e a gestão da água.

Referiu que “é sobretudo um plano de intenções que a Comissão Europeia apresenta e que depois pode levar ou não ao desenvolvimento dos quadros legislativos a nível nacional ou europeu ou a diretivas ou regulamentos”.

Segundo Isabel Estrada Carvalhais, a União Europeia “produz cerca de 88 mil milhões de toneladas de desperdício alimentar por ano, ou seja, há uma perda de cerca de 143 mil milhões de euros anuais devido a esse desperdício”. “O grande problema é na casa das pessoas. O consumidor não tem capacidade para alterar hábitos”, declarou.

A responsável disse que é aqui que a Leader Oeste, municípios e escolas são importantes, “no trabalho e promoção de sistemas alimentares sustentáveis e de como se podem alterar hábitos alimentares e até recuperar práticas que os nossos pais e avós tinham”. “Eu ainda me lembro da minha mãe dizer que quando cai o pão ao chão ele tem que ser beijado. Havia mais respeito pelos alimentos, agora passamos para o período da abundância e para a desvalorização do alimento”, afirmou.

A eurodeputada salientou que o alimento “não pode ser banalizado”, acrescentando que houve também uma “perda do calendário sazonal porque está tudo disponível o ano inteiro”.

Este encontro surgiu no âmbito do Projeto de Cooperação Transnacional entre Grupos de Ação Local (GAL) – SAL – Sistemas Alimentares Locais, que tem como objetivo contribuir para a construção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis e resilientes.

José Coutinho, coordenador do GAL da Leader Oeste, explicou que a Leader Oeste integra o Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável do Oeste – PNAES Oeste, que resulta de uma parceria entre a Oeste CIM, Politécnico de Leiria, Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e EHTO.

Tem como missão promover a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis (sistemas alimentares locais) e valorizar os produtos locais de qualidade, respeitando a sazonalidade.

O objetivo é ainda valorizar e salvaguardar a dieta mediterrânica enquanto sistema e padrão alimentar caraterístico do território nacional. O projeto pretende também sensibilizar para adoção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e informada.

A EHTO irá editar um livro de gastronomia ligado à doçaria com a base histórica local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

A Ferro & Fogo

A Ferro & Fogo é um evento gastronómico, anual, produzido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste em conjunto com os alunos e chefes dos cursos de Gestão de Turismo, Gestão e Produção de Cozinha  e Gestão e Produção de Pastelaria.

ferro

António Moura vence Half-Ironman

No passado sábado realizou-se em Caminha o Campeonato Nacional Individual na distância Half-Ironman. Debaixo de condições climáticas adversas, devido à temperatura da água e ambiental, vento e chuva durante grande parte da prova, obrigando alguns atletas a optarem por abandonar a prova, esteve presente o atleta caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes.

moura 1

Pelicanos no Tapada Rugby Festival

A formação do Caldas Rugby Clube esteve presente em mais um convívio/Torneio de Rugby Juvenil, sendo a sexta participação esta época desportiva. Desta vez os jovens pelicanos deslocaram-se à Tapada da Ajuda, casa do Agronomia Rugby, para competirem no já tradicional Tapada Rugby Festival.

rugby