Q

Previsão do tempo

28° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
28° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C
30° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 28° C

Sistemas alimentares sustentáveis devem estar no centro da ação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A convite da Leader Oeste - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste, a deputada no Parlamento Europeu Isabel Estrada Carvalhais participou no encontro Sistemas Alimentares no Oeste - Por um território mais sustentável e resiliente, que decorreu no passado dia 19 na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), em Caldas da Rainha.
Encontro na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Isabel Estrada Carvalhais disse que “a população mundial tem crescido e temos de pensar em sistemas alimentares sustentáveis porque de outra forma não teremos recursos para alimentar os habitantes mundiais”.   

Segundo apontou, “um sistema alimentar sustentável é aquele que é capaz de garantir uma alimentação saudável sem colocar em causa os recursos económicos e ambientais para as gerações futuras”.

A eurodeputada falou da Estratégia do Prado ao Prato e da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia, que foram apresentadas em conjunto pela Comissão Europeia em 2020, partilhando múltiplos objetivos e metas, como, por exemplo, a redução do uso de pesticidas e fertilizantes, a recuperação de terras agrícolas e a gestão da água.

Referiu que “é sobretudo um plano de intenções que a Comissão Europeia apresenta e que depois pode levar ou não ao desenvolvimento dos quadros legislativos a nível nacional ou europeu ou a diretivas ou regulamentos”.

Segundo Isabel Estrada Carvalhais, a União Europeia “produz cerca de 88 mil milhões de toneladas de desperdício alimentar por ano, ou seja, há uma perda de cerca de 143 mil milhões de euros anuais devido a esse desperdício”. “O grande problema é na casa das pessoas. O consumidor não tem capacidade para alterar hábitos”, declarou.

A responsável disse que é aqui que a Leader Oeste, municípios e escolas são importantes, “no trabalho e promoção de sistemas alimentares sustentáveis e de como se podem alterar hábitos alimentares e até recuperar práticas que os nossos pais e avós tinham”. “Eu ainda me lembro da minha mãe dizer que quando cai o pão ao chão ele tem que ser beijado. Havia mais respeito pelos alimentos, agora passamos para o período da abundância e para a desvalorização do alimento”, afirmou.

A eurodeputada salientou que o alimento “não pode ser banalizado”, acrescentando que houve também uma “perda do calendário sazonal porque está tudo disponível o ano inteiro”.

Este encontro surgiu no âmbito do Projeto de Cooperação Transnacional entre Grupos de Ação Local (GAL) – SAL – Sistemas Alimentares Locais, que tem como objetivo contribuir para a construção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis e resilientes.

José Coutinho, coordenador do GAL da Leader Oeste, explicou que a Leader Oeste integra o Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável do Oeste – PNAES Oeste, que resulta de uma parceria entre a Oeste CIM, Politécnico de Leiria, Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e EHTO.

Tem como missão promover a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis (sistemas alimentares locais) e valorizar os produtos locais de qualidade, respeitando a sazonalidade.

O objetivo é ainda valorizar e salvaguardar a dieta mediterrânica enquanto sistema e padrão alimentar caraterístico do território nacional. O projeto pretende também sensibilizar para adoção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e informada.

A EHTO irá editar um livro de gastronomia ligado à doçaria com a base histórica local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.

Duas ações de limpeza do areal da Foz do Arelho

No âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a 21 de setembro, entre as 09h30 e as 13h00, vai realizar-se a 4ª edição da iniciativa Inatel Praia Limpa para recolha de lixo na praia da Lagoa, na Foz do Arelho.