Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Circo animou carnaval de três mil crianças das escolas caldenses  

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Neste carnaval cerca de três mil crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho das Caldas viveram a magia do circo, num momento de festa e alegria promovido pelo Município entre 14 a 17 de fevereiro. Tiveram entradas gratuitas no espetáculo protagonizado pelo Circo América, instalado temporariamente ao lado da sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
O palhaço foi para os mais pequenos um momento de alegria

Neste carnaval cerca de três mil crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho das Caldas viveram a magia do circo, num momento de festa e alegria promovido pelo Município entre 14 a 17 de fevereiro. Tiveram entradas gratuitas no espetáculo protagonizado pelo Circo América, instalado temporariamente ao lado da sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Após o apresentador anunciar o espetáculo, as luzes apagaram-se e o malabarista, homem laser, palhaços e personagens infantis atuaram perante as crianças, muitas delas na sua primeira experiência de circo.

No último dia do circo 80 idosos da Universidade Sénior Rainha Dona Leonor e do Clube Sénior juntaram-se aos mais pequenos e assistiram ao evento.

Segundo Catarina Oliveira, coordenadora pedagógica da Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos, o cancelamento do habitual desfile infantil na cidade aconteceu devido à reunião da autarquia com as instituições particulares de solidariedade social e os agrupamentos de escolas terem chegado à conclusão que a iniciativa “ao frio não era o que os deixava mais felizes”. “Foi-nos dada a opção de fazer o desfile na Expoeste, mas ir para aquele local com um número muito grande de crianças, mais os pais e familiares, não haveria espaço suficiente, então houve um professor de um agrupamento que sugeriu o circo, que também tem uma ligação muito forte ao carnaval”.

Catarina Oliveira referiu ainda que eram para realizar o desfile em Sair de Matos no dia 17, mas foi cancelado pela Junta de Freguesia de Salir de Matos devido ao falecimento de um jovem de 17 anos que era da localidade.

Manuel Ribeiro, da Escola Básica do Campo, que acompanhou os seus alunos do 3º e 4º ano ao circo, disse ao JORNAL DAS CALDAS que a ida a este espetáculo foi uma ótima iniciativa da autarquia porque percebeu que “algumas crianças nunca tinham ido ao circo”. “Como é um espetáculo que já não tem animais vai ao encontro da matéria que trabalhamos na aula, que é o bem-estar e proteção dos animais”, contou.

O docente gostou muito do circo, que teve muitos “pormenores técnicos que os jovens hoje apreciam e conhecem, ao contrário de quando eu era criança”, adiantou, salientando que valeu a pena. Quanto ao tradicional desfile infantil ter sido cancelado, o professor considera “que são dois eventos diferentes e o que é preciso é que as crianças se divirtam”. 

Salvador Rosa, de 9 anos, da Escola do Campo, foi a primeira vez que foi ao circo. “Eu gosto de desfilar mascarado, mas o circo foi mais giro”, contou.

Vicente Lourenço, de 8 anos, da mesma escola viveu a sua primeira experiência no circo e adorou especialmente os malabaristas.

Alexandra Tavares, professora do 1º e 2º ano da Escola de Tornada, disse que o circo e o desfile infantil são “eventos distintos e as crianças também reagem de forma diferente”. Tem a opinião que se deve manter o “desfile e agora também o circo”.

Apesar de Maria Mafalda, de 9 anos, da Escola de Tornada, ter já ido ao circo, este “foi diferente e gostei muito”.

Quanto ao desfile infantil que todos os anos acontecia na avenida 1º de Maio, disse preferir a “festa na escola e o circo”.

Mafalda Conde, de 8 anos, da Escola de Tornada, também preferiu o circo e o que gostou mais foi o palhaço.

circo 2
Estas crianças da Escola de Tornada foram ao circo pela primeira vez
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1