Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Circo animou carnaval de três mil crianças das escolas caldenses  

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Neste carnaval cerca de três mil crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho das Caldas viveram a magia do circo, num momento de festa e alegria promovido pelo Município entre 14 a 17 de fevereiro. Tiveram entradas gratuitas no espetáculo protagonizado pelo Circo América, instalado temporariamente ao lado da sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
O palhaço foi para os mais pequenos um momento de alegria

Neste carnaval cerca de três mil crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho das Caldas viveram a magia do circo, num momento de festa e alegria promovido pelo Município entre 14 a 17 de fevereiro. Tiveram entradas gratuitas no espetáculo protagonizado pelo Circo América, instalado temporariamente ao lado da sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Após o apresentador anunciar o espetáculo, as luzes apagaram-se e o malabarista, homem laser, palhaços e personagens infantis atuaram perante as crianças, muitas delas na sua primeira experiência de circo.

No último dia do circo 80 idosos da Universidade Sénior Rainha Dona Leonor e do Clube Sénior juntaram-se aos mais pequenos e assistiram ao evento.

Segundo Catarina Oliveira, coordenadora pedagógica da Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos, o cancelamento do habitual desfile infantil na cidade aconteceu devido à reunião da autarquia com as instituições particulares de solidariedade social e os agrupamentos de escolas terem chegado à conclusão que a iniciativa “ao frio não era o que os deixava mais felizes”. “Foi-nos dada a opção de fazer o desfile na Expoeste, mas ir para aquele local com um número muito grande de crianças, mais os pais e familiares, não haveria espaço suficiente, então houve um professor de um agrupamento que sugeriu o circo, que também tem uma ligação muito forte ao carnaval”.

Catarina Oliveira referiu ainda que eram para realizar o desfile em Sair de Matos no dia 17, mas foi cancelado pela Junta de Freguesia de Salir de Matos devido ao falecimento de um jovem de 17 anos que era da localidade.

Manuel Ribeiro, da Escola Básica do Campo, que acompanhou os seus alunos do 3º e 4º ano ao circo, disse ao JORNAL DAS CALDAS que a ida a este espetáculo foi uma ótima iniciativa da autarquia porque percebeu que “algumas crianças nunca tinham ido ao circo”. “Como é um espetáculo que já não tem animais vai ao encontro da matéria que trabalhamos na aula, que é o bem-estar e proteção dos animais”, contou.

O docente gostou muito do circo, que teve muitos “pormenores técnicos que os jovens hoje apreciam e conhecem, ao contrário de quando eu era criança”, adiantou, salientando que valeu a pena. Quanto ao tradicional desfile infantil ter sido cancelado, o professor considera “que são dois eventos diferentes e o que é preciso é que as crianças se divirtam”. 

Salvador Rosa, de 9 anos, da Escola do Campo, foi a primeira vez que foi ao circo. “Eu gosto de desfilar mascarado, mas o circo foi mais giro”, contou.

Vicente Lourenço, de 8 anos, da mesma escola viveu a sua primeira experiência no circo e adorou especialmente os malabaristas.

Alexandra Tavares, professora do 1º e 2º ano da Escola de Tornada, disse que o circo e o desfile infantil são “eventos distintos e as crianças também reagem de forma diferente”. Tem a opinião que se deve manter o “desfile e agora também o circo”.

Apesar de Maria Mafalda, de 9 anos, da Escola de Tornada, ter já ido ao circo, este “foi diferente e gostei muito”.

Quanto ao desfile infantil que todos os anos acontecia na avenida 1º de Maio, disse preferir a “festa na escola e o circo”.

Mafalda Conde, de 8 anos, da Escola de Tornada, também preferiu o circo e o que gostou mais foi o palhaço.

circo 2
Estas crianças da Escola de Tornada foram ao circo pela primeira vez
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Cadetes e masters no Troféu Cidade Caldas da Rainha

As Piscinas Municipais das Caldas da Rainha foram o palco do XVIII Troféu Cidade Caldas da Rainha em cadetes e do XIX Troféu Cidade Caldas da Rainha em masters, no dia 20 de Abril, evento organizado pela equipa da casa, os Pimpões.

trofeu1

Artesanato invadiu Praça da Fruta

“O nosso objetivo foi atingido: reunião entre artesãos de várias áreas, convívio e partilha de conhecimentos e ‘saber fazer’, com todos os que nos visitaram”, resumiu Teresa Teodoro, presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, em relação ao evento “Artesanato na Praça”, que decorreu no passado sábado.

artesanatonapraca2

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1