Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Textos de turmas cadavalenses em livro que ajuda famílias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 20, o lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’22”, no âmbito do 8.º aniversário da Biblioteca Escolar (BE) do pré e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC). Esta iniciativa anual, de âmbito nacional, contou nesta edição com a publicação de cinco textos redigidos por turmas cadavalenses. […]
Alunos fizeram a leitura dos textos elaborados pelas turmas

A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 20, o lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’22”, no âmbito do 8.º aniversário da Biblioteca Escolar (BE) do pré e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC). Esta iniciativa anual, de âmbito nacional, contou nesta edição com a publicação de cinco textos redigidos por turmas cadavalenses.

Esta obra coletiva visa estimular o gosto pela escrita, leitura e arte, mas contém também uma vertente solidária, tendo em conta que o valor das vendas do livro reverte a favor da rede de famílias apoiadas pela Ajudaris, que já engloba mais de 40 mil pessoas.

A sessão de lançamento desta obra contou com a apresentação de Lucas Trindade e foi integralmente conduzida e transmitida em direto no Facebook pelos restantes membros da Rádio Escola Azul, composta por alunos do AEC numa parceria com a Rádio Miúdos.

A apresentação arrancou com a leitura dos textos elaborados pelas turmas cadavalenses: “A Água”, pela turma 19 (alunos do 1.º e 2.º ano) da Escola Básica 1 (EB1) Painho, da professora Ana Paula Melo, “Miguel e a Gota de Água”, pela turma de 4.º ano da EB1 Dagorda, da professora Ana Cristina Calado, “José, o desperdiçador”, pela turma 10 (4.º ano) da EB1 Cadaval, da professora Selma Oliveira, “Água”, pela turma 23 (1.º e 2.º ano) da EB1 Vilar, da professora Maria Isabel Melo, e “Querida Amélia”, pelo 5.º A da Escola Básica e Secundária do Cadaval, da professora Mónica Mamede.

Segundo a coordenadora intermunicipal das bibliotecas escolares, Paula Ribeiro, esta obra “implica uma série de trabalho em articulação, dos professores que conseguem motivar os meninos, e dos meninos que respondem aos desafios e que trabalham de uma forma integrada o currículo e competências que são transversais, nomeadamente, a leitura e a escrita, em torno de temas que contribuem para que eles sejam melhores cidadãos e nos ajudem a ser também melhores cidadãos”.

Ao abordar a questão da mensagem que este livro procura transmitir, o diretor do AEC, Paulo Henriques referiu que o agrupamento “tem como um dos pilares do trabalho fazer com as crianças e jovens a construção de mentes de cidadãos conscientes para com aquilo que é o futuro”.

Dinis Duarte, vereador da Câmara Municipal do Cadaval, vincou que a vertente ambiental é enfatizada pelo próprio tema desta edição: A Água. “Trata-se de um tema atual, pertinente e muito importante. Hoje foram aqui ditas por vocês (alunos) muitas mensagens importantes sobre aquilo que se deve, ou não, fazer com a água. É um desafio que aqui vos deixo e que passa também por nós e pelas vossas famílias, o cuidado que devemos ter no tratamento que damos à água”, salientou o vereador do Ambiente.

A sessão de lançamento encerrou com a atuação do Coro Juvenil da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval e com a divulgação do tema lançado pela Ajudaris para a edição do próximo ano: A Paz.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas