Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
20° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
20° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 25° C

Textos de turmas cadavalenses em livro que ajuda famílias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 20, o lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’22”, no âmbito do 8.º aniversário da Biblioteca Escolar (BE) do pré e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC). Esta iniciativa anual, de âmbito nacional, contou nesta edição com a publicação de cinco textos redigidos por turmas cadavalenses. […]
Alunos fizeram a leitura dos textos elaborados pelas turmas

A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 20, o lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’22”, no âmbito do 8.º aniversário da Biblioteca Escolar (BE) do pré e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC). Esta iniciativa anual, de âmbito nacional, contou nesta edição com a publicação de cinco textos redigidos por turmas cadavalenses.

Esta obra coletiva visa estimular o gosto pela escrita, leitura e arte, mas contém também uma vertente solidária, tendo em conta que o valor das vendas do livro reverte a favor da rede de famílias apoiadas pela Ajudaris, que já engloba mais de 40 mil pessoas.

A sessão de lançamento desta obra contou com a apresentação de Lucas Trindade e foi integralmente conduzida e transmitida em direto no Facebook pelos restantes membros da Rádio Escola Azul, composta por alunos do AEC numa parceria com a Rádio Miúdos.

A apresentação arrancou com a leitura dos textos elaborados pelas turmas cadavalenses: “A Água”, pela turma 19 (alunos do 1.º e 2.º ano) da Escola Básica 1 (EB1) Painho, da professora Ana Paula Melo, “Miguel e a Gota de Água”, pela turma de 4.º ano da EB1 Dagorda, da professora Ana Cristina Calado, “José, o desperdiçador”, pela turma 10 (4.º ano) da EB1 Cadaval, da professora Selma Oliveira, “Água”, pela turma 23 (1.º e 2.º ano) da EB1 Vilar, da professora Maria Isabel Melo, e “Querida Amélia”, pelo 5.º A da Escola Básica e Secundária do Cadaval, da professora Mónica Mamede.

Segundo a coordenadora intermunicipal das bibliotecas escolares, Paula Ribeiro, esta obra “implica uma série de trabalho em articulação, dos professores que conseguem motivar os meninos, e dos meninos que respondem aos desafios e que trabalham de uma forma integrada o currículo e competências que são transversais, nomeadamente, a leitura e a escrita, em torno de temas que contribuem para que eles sejam melhores cidadãos e nos ajudem a ser também melhores cidadãos”.

Ao abordar a questão da mensagem que este livro procura transmitir, o diretor do AEC, Paulo Henriques referiu que o agrupamento “tem como um dos pilares do trabalho fazer com as crianças e jovens a construção de mentes de cidadãos conscientes para com aquilo que é o futuro”.

Dinis Duarte, vereador da Câmara Municipal do Cadaval, vincou que a vertente ambiental é enfatizada pelo próprio tema desta edição: A Água. “Trata-se de um tema atual, pertinente e muito importante. Hoje foram aqui ditas por vocês (alunos) muitas mensagens importantes sobre aquilo que se deve, ou não, fazer com a água. É um desafio que aqui vos deixo e que passa também por nós e pelas vossas famílias, o cuidado que devemos ter no tratamento que damos à água”, salientou o vereador do Ambiente.

A sessão de lançamento encerrou com a atuação do Coro Juvenil da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval e com a divulgação do tema lançado pela Ajudaris para a edição do próximo ano: A Paz.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Filipe Rebelo revalida título de tricampeão regional +35

Filipe Rebelo, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, revalidou o título de tricampeão regional alcançado em 2023, ao vencer as provas de singulares, pares masculinos e pares mistos, no escalão +35, no campeonato regional de veteranos disputado no Clube Escola de Ténis e Padel de Leiria.

filipe

Mercado Medieval aposta na animação

Mais de 40 grupos de música medieval, teatro imersivo, animação histórica, palestras e muita gastronomia marcam uma nova edição do Mercado Medieval de Óbidos, que este ano, com o tema “Entre Rosas e Espinhos”, arranca no dia 18 de julho, decorrendo ao longo de dez dias.

Mercado