Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Centro Hospitalar do Oeste acolheu 46 novos médicos para realização do internato

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na passada segunda-feira, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) recebeu 46 médicos internos, 34 da formação geral e 12 da formação especializada, que escolheram as unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.

Na passada segunda-feira, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) recebeu 46 médicos internos, 34 da formação geral e 12 da formação especializada, que escolheram as unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.

A sessão de boas-vindas aos internos da formação geral decorreu presencialmente durante a manhã na Unidade de Caldas da Rainha, e foi conduzida pela diretora do Internato Médico, Sara Santos, na presença da presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião. Os internos assistiram à cerimónia nacional de boas-vindas organizada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), transmitida em direto via streaming para todo o país, a partir das instalações do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.

Durante a tarde realizou-se a receção aos médicos de formação especializada, distribuídos pelas especialidades Medicina Interna (5), Pediatria (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Cirurgia Geral (2), Ortopedia (1) e Pneumologia (1).

Elsa Baião desejou as maiores felicidades pessoais e profissionais aos novos médicos nesta nova etapa formativa e expressou que conta com o contributo de todos no crescimento e modernização da instituição, assim como na valorização da vertente humana nos cuidados prestados aos doentes.

O internato médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização. No primeiro ano, designado por formação geral, os médicos passam durante nove meses pelos serviços hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral. Os restantes três meses são dedicados à especialidade de Medicina Geral e Familiar e à Saúde Pública, nos Centros de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte e ACES Oeste Sul. No que respeita à formação especializada, pode ter a duração de quatro a seis anos, dependendo da área de especialidade.

O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 292.5346 habitantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe