Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Centro Hospitalar do Oeste acolheu 46 novos médicos para realização do internato

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na passada segunda-feira, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) recebeu 46 médicos internos, 34 da formação geral e 12 da formação especializada, que escolheram as unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.

Na passada segunda-feira, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) recebeu 46 médicos internos, 34 da formação geral e 12 da formação especializada, que escolheram as unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.

A sessão de boas-vindas aos internos da formação geral decorreu presencialmente durante a manhã na Unidade de Caldas da Rainha, e foi conduzida pela diretora do Internato Médico, Sara Santos, na presença da presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião. Os internos assistiram à cerimónia nacional de boas-vindas organizada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), transmitida em direto via streaming para todo o país, a partir das instalações do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.

Durante a tarde realizou-se a receção aos médicos de formação especializada, distribuídos pelas especialidades Medicina Interna (5), Pediatria (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Cirurgia Geral (2), Ortopedia (1) e Pneumologia (1).

Elsa Baião desejou as maiores felicidades pessoais e profissionais aos novos médicos nesta nova etapa formativa e expressou que conta com o contributo de todos no crescimento e modernização da instituição, assim como na valorização da vertente humana nos cuidados prestados aos doentes.

O internato médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização. No primeiro ano, designado por formação geral, os médicos passam durante nove meses pelos serviços hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral. Os restantes três meses são dedicados à especialidade de Medicina Geral e Familiar e à Saúde Pública, nos Centros de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte e ACES Oeste Sul. No que respeita à formação especializada, pode ter a duração de quatro a seis anos, dependendo da área de especialidade.

O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 292.5346 habitantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0