Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Nova galeria de arte “Aguarela” quer destacar artistas locais  

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Aguarela”, é como se designa a nova galeria de arte que abriu na cidade das Caldas da Rainha. É um local de exposições, mas também de venda de obras de arte.
A Galeria é também o ateliê de Bakhtawar

“Aguarela”, é como se designa a nova galeria de arte que abriu na cidade das Caldas da Rainha. É um local de exposições, mas também de venda de obras de arte.

Localizada na Rua Fonte do Pinheiro 43A, o espaço pretende ser um local de destaque de artistas locais.  

A galeria resulta da paixão pela arte da artista Christiane Maria, de 76 anos, que assina os seus trabalhos como Bakhtawar. É natural do sul da Alemanha, perto dos Alpes, e pinta desde a sua infância.

Nos anos 80 tinha regularmente na Alemanha várias exposições. Foi também naquele país professora universitária em arte-terapia e educação artística.

Atualmente faz pintura abstrata e também se inspira em paisagens e no património das localidades onde viveu e que visitou. Das Caldas já tem várias pinturas do Parque D. Carlos I e dos Pavilhões. 

Bakhtawar viu no espaço onde antes funcionou um café um local ideal para a galeria de arte. “Tem muitas montras, com bastante luz natural”, conta.

O projeto, que promete dinamizar a cultura da cidade, integra também o seu ateliê de trabalho, onde pinta ao vivo.

Está a fazer um catálogo com cerca de 100 obras para dar a conhecer as suas diferentes pinturas.

O espaço destina-se à exposição e à venda das obras expostas, convidando os visitantes a conhecer peças de diferentes artistas. Nos planos da responsável está a divulgação da arte da região com o convite a novos autores.

A exposição de inauguração conta com obras do caldense Casimiro Nascimento, onde o público pode encontrar gravuras em madeira e algumas pinturas à base de aguarelas.

Iniciou os trabalhos de madeira há 30 anos quando foi viver para a Suíça. Dedicava-se às gravuras em madeira e pintura como passatempo, mas chegou a fazer naquele país duas exposições.

Regressou há sete anos às Caldas da Rainha onde continua a dedicar-se à sua “veia artística”.

Considera a “Aguarela” um espaço “excelente” para promover o trabalho dos artistas locais.

galeria 2
Exposição e venda de obras do caldense Casimiro Nascimento
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas