Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C

Nova galeria de arte “Aguarela” quer destacar artistas locais  

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Aguarela”, é como se designa a nova galeria de arte que abriu na cidade das Caldas da Rainha. É um local de exposições, mas também de venda de obras de arte.
A Galeria é também o ateliê de Bakhtawar

“Aguarela”, é como se designa a nova galeria de arte que abriu na cidade das Caldas da Rainha. É um local de exposições, mas também de venda de obras de arte.

Localizada na Rua Fonte do Pinheiro 43A, o espaço pretende ser um local de destaque de artistas locais.  

A galeria resulta da paixão pela arte da artista Christiane Maria, de 76 anos, que assina os seus trabalhos como Bakhtawar. É natural do sul da Alemanha, perto dos Alpes, e pinta desde a sua infância.

Nos anos 80 tinha regularmente na Alemanha várias exposições. Foi também naquele país professora universitária em arte-terapia e educação artística.

Atualmente faz pintura abstrata e também se inspira em paisagens e no património das localidades onde viveu e que visitou. Das Caldas já tem várias pinturas do Parque D. Carlos I e dos Pavilhões. 

Bakhtawar viu no espaço onde antes funcionou um café um local ideal para a galeria de arte. “Tem muitas montras, com bastante luz natural”, conta.

O projeto, que promete dinamizar a cultura da cidade, integra também o seu ateliê de trabalho, onde pinta ao vivo.

Está a fazer um catálogo com cerca de 100 obras para dar a conhecer as suas diferentes pinturas.

O espaço destina-se à exposição e à venda das obras expostas, convidando os visitantes a conhecer peças de diferentes artistas. Nos planos da responsável está a divulgação da arte da região com o convite a novos autores.

A exposição de inauguração conta com obras do caldense Casimiro Nascimento, onde o público pode encontrar gravuras em madeira e algumas pinturas à base de aguarelas.

Iniciou os trabalhos de madeira há 30 anos quando foi viver para a Suíça. Dedicava-se às gravuras em madeira e pintura como passatempo, mas chegou a fazer naquele país duas exposições.

Regressou há sete anos às Caldas da Rainha onde continua a dedicar-se à sua “veia artística”.

Considera a “Aguarela” um espaço “excelente” para promover o trabalho dos artistas locais.

galeria 2
Exposição e venda de obras do caldense Casimiro Nascimento
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Reabilitação das duas residências de estudantes e construção de uma nova

A empreitada de reabilitação da residência de estudantes ‘Rafael Bordalo Pinheiro’, na Rua Vitorino Fróis, em Caldas da Rainha, vai permitir aumentar a oferta de camas, das atuais 104 para 117, num investimento de cerca de 1 milhão e 360 mil euros, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).

residencias

Mexilhão gigante no Paul de Tornada

A Associação Pato encontrou um mexilhão gigante no Paul de Tornada quando se dedicava ao estudo dos cágados. Tinha 176 milímetros de comprimento e a espécie nem estava identificada nesta região.

mexilhao

Resultados da monitorização de cágados vão ser apresentados

A monitorização de cágados (tartarugas de água doce) na Reserva Natural Local do Paul de Tornada já remonta a 1995. Desde essa altura que se tem vindo a realizar monitorizações destas espécies de forma a avaliar as populações de cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) e cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) no Paul de Tornada.

cagados