Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
11° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
12° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C

Nova galeria de arte “Aguarela” quer destacar artistas locais  

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Aguarela”, é como se designa a nova galeria de arte que abriu na cidade das Caldas da Rainha. É um local de exposições, mas também de venda de obras de arte.
A Galeria é também o ateliê de Bakhtawar

“Aguarela”, é como se designa a nova galeria de arte que abriu na cidade das Caldas da Rainha. É um local de exposições, mas também de venda de obras de arte.

Localizada na Rua Fonte do Pinheiro 43A, o espaço pretende ser um local de destaque de artistas locais.  

A galeria resulta da paixão pela arte da artista Christiane Maria, de 76 anos, que assina os seus trabalhos como Bakhtawar. É natural do sul da Alemanha, perto dos Alpes, e pinta desde a sua infância.

Nos anos 80 tinha regularmente na Alemanha várias exposições. Foi também naquele país professora universitária em arte-terapia e educação artística.

Atualmente faz pintura abstrata e também se inspira em paisagens e no património das localidades onde viveu e que visitou. Das Caldas já tem várias pinturas do Parque D. Carlos I e dos Pavilhões. 

Bakhtawar viu no espaço onde antes funcionou um café um local ideal para a galeria de arte. “Tem muitas montras, com bastante luz natural”, conta.

O projeto, que promete dinamizar a cultura da cidade, integra também o seu ateliê de trabalho, onde pinta ao vivo.

Está a fazer um catálogo com cerca de 100 obras para dar a conhecer as suas diferentes pinturas.

O espaço destina-se à exposição e à venda das obras expostas, convidando os visitantes a conhecer peças de diferentes artistas. Nos planos da responsável está a divulgação da arte da região com o convite a novos autores.

A exposição de inauguração conta com obras do caldense Casimiro Nascimento, onde o público pode encontrar gravuras em madeira e algumas pinturas à base de aguarelas.

Iniciou os trabalhos de madeira há 30 anos quando foi viver para a Suíça. Dedicava-se às gravuras em madeira e pintura como passatempo, mas chegou a fazer naquele país duas exposições.

Regressou há sete anos às Caldas da Rainha onde continua a dedicar-se à sua “veia artística”.

Considera a “Aguarela” um espaço “excelente” para promover o trabalho dos artistas locais.

galeria 2
Exposição e venda de obras do caldense Casimiro Nascimento
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Massagem de flores da mata Rainha D. Leonor

Termas abrem época com novidades A época termal na vertente terapêutica da ala sul do Hospital Termal das Caldas da Rainha vai reabrir a 1 de fevereiro com muitas novidades a nível do bem-estar. O lançamento de banhos de rituais de cacau e menta, a massagem de...

termas 1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions