Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C

Espaço MyMachine Portugal vai ser inaugurado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vai ser inaugurado no dia 11 de Novembro, às 14h30, o Espaço MyMachine Portugal, na Casa do Centro (antiga biblioteca municipal), no Largo de São João de Deus, na vila de Óbidos.
Crianças desenham máquinas para resolver problemas e depois são construídas

Vai ser inaugurado no dia 11 de Novembro, às 14h30, o Espaço MyMachine Portugal, na Casa do Centro (antiga biblioteca municipal), no Largo de São João de Deus, na vila de Óbidos.

O espaço MyMachine pretende ser um núcleo multidisciplinar e transversal, garantindo uma abordagem educativa e formativa, tendo por base as três fases da metodologia: Ideia, Design e Construção. A metodologia fará um cruzamento com a Agenda 2030, garantindo um conjunto de experiências para avaliar o equilíbrio entre o bem-estar humano e o bem-estar ambiental.

Será criado um circuito para abranger diferentes faixas etárias, diferentes públicos e dinâmicas, com várias componentes. Simulará uma viagem ao espaço, a Missão Terra, desafiando os visitantes a refletirem sobre alguns temas da actualidade e no seu contributo para um planeta melhor.

O Projeto MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest.  A ideia base dos fundadores do projeto é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver.

O programa foi reconhecido, pelo terceiro ano consecutivo, pela organização mundial Hundred, como uma das cem metodologias educativas mais inovadoras e com mais impacto.

Em Portugal desde 2014, Óbidos foi a primeira região a desenvolver o programa, através da OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, numa estratégia que tem permitido a conexão entre escolas, empresas, o Parque Tecnológico, o município, universidades e outras organizações.

Numa procura de alargar parcerias, o MyMachine Óbidos estabeleceu parcerias com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, o Cenfim – Núcleo de Caldas da Rainha, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor e o Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro.

Estas parcerias dão resposta ao desafio que o programa lança, anualmente, a todos os alunos do 1º ano de escolaridade do agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, para desenharem e selecionarem uma máquina para resolver um problema/desafio. Das dezenas de ideias concebidas pelas crianças, em conjunto com alunos da ESAD.CR, é selecionado o desenho de uma máquina que nos meses seguintes é discutido por grupos de alunos da ESAD.CR e das instituições educativas e formativas com nível secundário/profissional. O programa culmina com uma apresentação à comunidade educativa, das máquinas construídas e de todo o processo envolvente.

Neste momento, em Portugal o projeto também está a funcionar em Vila Nova de Famalicão e em Campo Maior.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Praxe solidária celebra 25 de Abril

A Associação Académica das Caldas da Rainha optou por celebrar o 25 de Abril com um momento praxístico solidário. Juntou-se à Mães do Mundo e, mais especificamente, à organização não governamental Reino Mágico, pertencente à mesma, para enviar bonecas e dinheiro para crianças em comunidades desfavorecidas.

praxe1

Espetáculo da Escola Vocacional de Dança

“Composição” é o espetáculo que a Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha vai apresentar no dia 12 de maio, às 17h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

danca

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1