Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Espaço MyMachine Portugal vai ser inaugurado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vai ser inaugurado no dia 11 de Novembro, às 14h30, o Espaço MyMachine Portugal, na Casa do Centro (antiga biblioteca municipal), no Largo de São João de Deus, na vila de Óbidos.
Crianças desenham máquinas para resolver problemas e depois são construídas

Vai ser inaugurado no dia 11 de Novembro, às 14h30, o Espaço MyMachine Portugal, na Casa do Centro (antiga biblioteca municipal), no Largo de São João de Deus, na vila de Óbidos.

O espaço MyMachine pretende ser um núcleo multidisciplinar e transversal, garantindo uma abordagem educativa e formativa, tendo por base as três fases da metodologia: Ideia, Design e Construção. A metodologia fará um cruzamento com a Agenda 2030, garantindo um conjunto de experiências para avaliar o equilíbrio entre o bem-estar humano e o bem-estar ambiental.

Será criado um circuito para abranger diferentes faixas etárias, diferentes públicos e dinâmicas, com várias componentes. Simulará uma viagem ao espaço, a Missão Terra, desafiando os visitantes a refletirem sobre alguns temas da actualidade e no seu contributo para um planeta melhor.

O Projeto MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest.  A ideia base dos fundadores do projeto é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver.

O programa foi reconhecido, pelo terceiro ano consecutivo, pela organização mundial Hundred, como uma das cem metodologias educativas mais inovadoras e com mais impacto.

Em Portugal desde 2014, Óbidos foi a primeira região a desenvolver o programa, através da OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, numa estratégia que tem permitido a conexão entre escolas, empresas, o Parque Tecnológico, o município, universidades e outras organizações.

Numa procura de alargar parcerias, o MyMachine Óbidos estabeleceu parcerias com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, o Cenfim – Núcleo de Caldas da Rainha, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor e o Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro.

Estas parcerias dão resposta ao desafio que o programa lança, anualmente, a todos os alunos do 1º ano de escolaridade do agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, para desenharem e selecionarem uma máquina para resolver um problema/desafio. Das dezenas de ideias concebidas pelas crianças, em conjunto com alunos da ESAD.CR, é selecionado o desenho de uma máquina que nos meses seguintes é discutido por grupos de alunos da ESAD.CR e das instituições educativas e formativas com nível secundário/profissional. O programa culmina com uma apresentação à comunidade educativa, das máquinas construídas e de todo o processo envolvente.

Neste momento, em Portugal o projeto também está a funcionar em Vila Nova de Famalicão e em Campo Maior.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto