Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C

Assinado compromisso para defesa de património geológico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi assinada no passado dia 14, no Centro de Interpretação Ambiental de Montejunto, no Cadaval, a Carta de Compromisso para a Defesa do Património Geológico do aspirante Geoparque Oeste (aGO) entre os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.
Centro de Interpretação Ambiental de Montejunto foi palco da assinatura

Foi assinada no passado dia 14, no Centro de Interpretação Ambiental de Montejunto, no Cadaval, a Carta de Compromisso para a Defesa do Património Geológico do aspirante Geoparque Oeste (aGO) entre os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

O património tem por base o Período Jurássico e é internacionalmente reconhecido, não só pelas suas caraterísticas únicas de preservação, mas também pelas descobertas e estudos científicos na área da paleontologia.

Nem sempre ao nível local os Planos Diretores Municipais (PDM) definem procedimentos e obrigações ao nível do acompanhamento de especialistas em intervenções que geram a mobilização de solos, levando muitas vezes a perda de património geológico ímpar e até de relevância internacional.

Como forma dos seis municípios assumirem um compromisso intermunicipal de geoconservação e preservação do património geológico integrado do aGO, foram estabelecidas premissas de compromisso: Desenvolver e implementar planos de geoconservação em todos os geossítios identificados pelo aGO, desenvolver medidas complementares, de conhecimento, estudo, proteção, valorização e divulgação do património geológico, de modo a que as intervenções urbanísticas e alterações aos solos, nos geossítios identificados no território do aGO, sejam acompanhadas por um geólogo e paleontólogo nas fases de mobilização dos solos, e capacitar os técnicos municipais com formação específica relacionada com a geoconservação, geoeducação e geoturismo do aGO.

Procura-se também promover o território do aGO como um laboratório vivo de ciência, incluir os geossítios indicados pelo aGO nos meios de comunicação e promoção turísticas do território, promover a acessibilidade física dos geossítios indicados pelo aGO e garantir as infraestruturas básicas que permitam a sua identificação e visitação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.