Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Lar da Fonte Santa palco da festa dos cem anos de Adelina Melo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Adelina Maria da Costa e Melo festejou na passada sexta-feira cem anos na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, onde nasceu. A centenária, que se encontra no lar da Fonte Santa, celebrou a chegada a esta bonita idade juntamente com os utentes e funcionários da instituição. Adepta do Sporting, tem na leitura a sua grande paixão.

Adelina Maria da Costa e Melo festejou na passada sexta-feira cem anos na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, onde nasceu. A centenária, que se encontra no lar da Fonte Santa, celebrou a chegada a esta bonita idade juntamente com os utentes e funcionários da instituição. Adepta do Sporting, tem na leitura a sua grande paixão.

Natural da Espinheira, Serra do Bouro, casou-se aos 23 anos e teve uma filha, que faleceu por doença aos 14 meses. O marido também morreu pouco depois.

Adelina vivia na altura em Lisboa e decidiu emigrar para os Estados Unidos, onde tinha família à sua espera.

Foi supervisora numa fábrica de costura, onde examinava a produção dos vestidos, até reformar-se e voltou para as Caldas, reconstruindo na Serra do Bouro a casa dos pais. Ali morou até há quase três anos. Aliás, aos 97 anos, Adelina ainda conduzia pelo concelho, nomeadamente para ir até à cidade.

Em novembro de 2019, após um episódio em que foi alvo de roubo, e perante a necessidade de não estar sozinha, entrou na Fonte Santa.

Não deixou de ser ativa. Todas as noites faz pequenos exercícios físicos para manter a forma. Tem cuidado com o que veste e é muito autónoma. “É a nossa Barbie”, brincou uma funcionária.

Gostar de café gelado à tarde e jantar em pé, são algumas das caraterísticas dessa adepta do Sporting.

Para além de jogos de estimulação e sopas de letras, o que a entusiasma bastante é ler. Em poucos dias leu “Uma escolha por amor”, de Nicholas Sparks, e “Segredos”, de Lesley Pearse, que tem “só” 550 páginas, foi leitura durante duas semanas. E para ela era “um livro dos pequenos”. Não gosta é de histórias com muitas personagens, porque “se torna confuso”.

Bem disposta, comoveu-se com a pequena festa na Fonte Santa na passada sexta-feira, onde contou com a presença de três sobrinhos, Maria Elisabete Costa, Olga Custódio e Aníbal Pereira.

Estava simultaneamente satisfeita pelo ambiente, mas também triste por já não poder contar em seu redor com os cinco irmãos que teve (quatro rapazes e uma rapariga). Nenhum deles chegou aos cem anos.

É a segunda mais idosa do lar, onde já se festejaram três centenários.

“Um século de vida tem de ser celebrado. Cem anos de muita sabedoria, desafios e histórias. Foi um privilégio podermos comemorar este dia tão especial com a dona Adelina Melo na Fonte Santa e presenciar toda a sua vicissitude e autonomia. Muita saúde e felicidade”, manifestou a direção da Fonte Santa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta