Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Caldas da Rainha recebeu duas provas da Volta a Portugal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As duas provas da Volta a Portugal de Cadetes e Feminina Sub-19 terminaram no passado domingo na Avenida 1o de Maio,nas Caldas da Rainha, tendo os ciclistas Hector Alvarez (Lucta/Grupo Sime) e Marta Carvalho (Extremosul/HotelAlísios/Cenmais) conquistado a vitória. O dia começou com a última etapa da 14.a Volta a Portugal de Cadetes, que ligou Santarém […]
Os vencedores da 14.a Volta a Portugal de Cadetes (foto Rui Miguel)

As duas provas da Volta a Portugal de Cadetes e Feminina Sub-19 terminaram no passado domingo na Avenida 1o de Maio,
nas Caldas da Rainha, tendo os ciclistas Hector Alvarez (Lucta/Grupo Sime) e Marta Carvalho (Extremosul/Hotel
Alísios/Cenmais) conquistado a vitória.

O dia começou com a última etapa da 14.a Volta a Portugal de Cadetes, que ligou Santarém a Caldas da Rainha, num percurso de 80,6 quilómetros, e que teve o primeiro ataque em A-dos-Francos. O grupo de três corredores, composto por Vicent Juan (Lucta/Grupo Sime), João António e Pedro Cruz (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra), ainda ganhou uma vantagem de cerca de 30 segundos para o pelotão. O trio acabaria por ser alcançado no início da subida para o primeiro prémio de montanha, colocado no Painho, ao quilómetro 44,5.
A fuga que decidiu a etapa deu-se pouco depois, cerca do quilómetro 46, logo após o prémio de montanha. A equipa do camisola amarela, Hector Alvarez, marcou novamente presença neste grupo, composto pela camisola branca, João Anunciação (Alenquer/G.D.M/Anipura), Andreu Lopez e Eric Ubeda (Lucta/Grupo Sime). Pouco depois seria a vez do líder da geral atacar no grupo e juntar-se ao trio que seguia em cabeça de corrida.
Depois de Eric Ubeda, já com dois colegas de equipa na frente, descair até ao pelotão, o trio rolou até à meta, com cerca de um minuto de vantagem sobre o grupo principal. Na chegada às Caldas da Rainha a vitória seria para Andreu López, que disputou ao sprint com João Anunciação. Hector Alvarez foi terceiro, celebrando a vitória do colega de equipa e a sua, na classificação geral individual.
Andreu López não podia estar mais satisfeito com o triunfo. “Esta foi a minha primeira vitória e estou muito feliz. Arranquei no prémio de montanha e graças ao meu companheiro de equipa que também veio comigo e a toda a equipa conseguimos ganhar a etapa. O meu objetivo era ajudar o Hector Alvarez, mas foi muito bom ter tido a oportunidade de lutar pela vitória na etapa”, sublinhou o atleta.
O corredor espanhol arrecadou ainda a camisola verde, dos pontos, e a camisola azul, da montanha. Na geral, João Anunciação ascendeu à segunda posição, terminando a 29 segundos do vencedor. Andreu López completou o pódio final, na terceira posição, a 57 segundos. A equipa Lucta/Grupo Sime esteve em grande destaque ao longo de toda a corrida, sendo coroada como a melhor formação em prova.
O grande vencedor da corrida, que estava satisfeito com “a vitória da equipa”, disse que “desde início sabia que íamos jogar ao ataque e colocámos logo dois corredores na frente para que pudesse ter essa referência. Conseguimos depois arrancar, chegar a eles e cortar a meta com o Andreu em primeiro lugar. Foi a primeira vez que fiz uma Volta a Portugal e estou muito orgulhoso por ter conseguido vencer. Dedico esta camisola amarela a toda a equipa, que trabalhou super bem desde o primeiro dia”.
No que tocou à segunda e última etapa da 1.a Volta a Portugal Feminina Sub-19, que teve um total de 55,6 quilómetros, levando as corredoras de A-dos-Francos, terra natal de João Almeida, até às Caldas da Rainha, deu a vitória à ciclista Marta Carvalho, tendo Mariana Líbano, da Velo Performance/JS Campinense, conseguido o segundo lugar na etapa.
Até ao final da etapa o pelotão acabaria por se fragmentar em dois, ficando as cinco corredoras em cabeça de corrida com 30 segundos de vantagem para o primeiro gruo intermédio e cerca de um minuto para o segundo.
Chegadas à reta final, Marta Carvalho tornou a destacar-se e a ser a mais forte ao sprint, com Mariana Líbano a passar a meta na segunda posição. Beatriz Guerra foi a terceira classificada e a melhor cadete na etapa.
Marta Carvalho afirmou que “tentei nunca perder de vista o pelotão e responder sempre bem aos ataques. Quando conseguimos formar uma fuga, em que fomos cinco corredoras, ganhámos alguma vantagem ao pelotão e viemos assim até ao final. Não esperava discutir novamente a vitória, porque não fazia ideia de como iria ser a etapa. Quando percebi que tinha a possibilidade de vencer dei o meu máximo e estou muito feliz por ter conseguido mais uma vitória”.
Com o segundo lugar nesta última etapa, Mariana Líbano assegurou a camisola amarela e ainda a camisola verde, dos pontos.

“Estou muito orgulhosa por ter ganho esta corrida. Queria vencer a prova desde o primeiro dia e felizmente conseguimos segurar a amarela até ao final. Defendemos sempre muito bem a liderança e por isso tenho de agradecer muito à minha equipa, que me ajudou sempre que eu precisei, trabalhou muito e esta camisola é de todas nós”, sublinhou a ciclista.
Daniela Simão foi a segunda da geral final, a 32 segundos de Mariana Líbano, arrecadando ainda a camisola branca, de melhor cadete na corrida. Marta Carvalho fechou o pódio final, na terceira posição, a 35 segundos da vencedora. A camisola da montanha ficou para Beatriz Guerra.
“A camisola branca era o meu principal objetivo desde o primeiro dia, onde consegui conquistar a liderança desta classificação no contrarrelógio, que é uma disciplina em que me sinto confortável. O meu objetivo para o resto das etapas era manter a branca e estou muito feliz por ter conseguido fazê-lo”, revelou Daniela Simão.

volta 2
Mariana Líbano conquistou a camisola amarela da 1.a Volta a Portugal Feminina Sub-19 (foto Rui Miguel)
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Ribafria vence Circuito de Ciclismo de Vila Chã de Ourique

A equipa do Centro Recreativo Popular da Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu o 37º Circuito de Ciclismo de Vila Chã de Ourique (Cartaxo), tendo participado com sete unidades da sua formação: Jorge Marques, Raul Ribeiro, Jorge Letras, Paulo Simões, João Letras, Aníbal Santo e Gonçalo Santo.

ribafria