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“Sunset” dinamiza comércio e serviços da Rua Dr. Leonel Sotto Mayor

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Os comerciantes da Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, em Caldas da Rainha, aderiram ao evento “Sunset”, que decorreu no passado sábado e que pretendeu dinamizar o comércio local que esteve aberto até às 22h00.
Lojistas uniram-se para dinamizar a rua

Os comerciantes da Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, em Caldas da Rainha, aderiram ao evento “Sunset”, que decorreu no passado sábado e que pretendeu dinamizar o comércio local que esteve aberto até às 22h00.

Além das bancas com a demonstração e venda de produtos houve animação para todos os gostos. Comes e bebes, uma aula de zumba, insufláveis, peddy paper, gincana e música foram algumas das atividades dinamizadas na Rua Dr. Leonel Sotto Mayor e também no Espelho d’Água do CCC – Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha. Houve também oferta de material temático.

A iniciativa teve como objetivo trazer pessoas “para a rua e conhecer o comércio e serviços da Rua Dr. Leonel Sotto Mayor”, disse Sandra Martins, responsável pela loja “Atractiva, moda XL” e mentora do evento.

“Queremos estimular a economia local, mostrando aos caldenses e visitantes quem somos, onde estamos e o que fazemos”, referiu a comerciante, destacando a importância de “promover ações conjuntas dinamizadoras do comércio no sentido de contribuir para a sua revitalização”. 

Sandra Martins considera que a Rua Dr. Leonel Sotto Mayor é um “local de passagem e as pessoas por vezes não se apercebem do comércio existente na rua”.

A lojista disse que a adesão de lojas participantes no evento “Sunset” foi de “cerca de 100%, o que é muito bom para a primeira edição”. No entanto, a comerciante lamentou o excesso de calor, que levou “as pessoas para a praia, o que motivou uma menor afluência ao evento”. 

A responsável pela loja “Atractiva, moda XL” dinamizou um pequeno desfile plus size com duas modelos, mostrando as ofertas que ainda tem para este verão com promoções.  

O presidente da Câmara das Caldas marcou presença no “Sunset”. Ao JORNAL DAS CALDAS, Vitor Marques disse que espera que seja “o primeiro evento de muitos, porque nos revemos na maneira que os comerciantes se organizam para desenvolver o seu próprio negócio”.

O autarca elogiou a forma como o comércio tradicional e serviços desta rua “estão unidos”, revelando que a autarquia “estará sempre disponível para apoiar para que mais eventos destes se possam realizar”.

Lojistas querem segunda edição

O JORNAL DAS CALDAS e a RÀDIO MAIS OESTE participaram na iniciativa com a entrega de brindes e jornais. Segundo a diretora destes órgãos de comunicação social, Clara Bernardino, é “importante dinamizar a rua e ajudar o convívio entre todos os lojistas para possíveis outras edições”. 

Fernanda Silva, responsável pela ClinicBel, aderiu ao evento com uma banca, promovendo todos os tratamentos do seu estabelecimento. Ofereceu vouchers de massagens e tratamentos de corpo aos visitantes. Deu ainda aos clientes um diagnóstico da hidratação corporal, massa muscular, massa gorda, óssea, entre outros. “Este exame é muito utilizado em consultas de nutrição para avaliar a composição corporal da pessoa e, assim, indicar o melhor plano alimentar, suplementos e tratamentos”, contou.

Na banca da ClinicBel esteve a criadora da MF Cosméticos, Manuela Ferreira. Segundo a responsável, a MF, lançada em 2013, emergiu da aliança entre a “experiência de mais de 30 anos na área da estética, vasto conhecimento na área de naturopatia e da ligação com o laboratório de investigação”. Desta sinergia surgiu a oportunidade de criar uma marca portuguesa direcionada para profissionais que está disponível na ClinicBel e que “transmite saúde, bem-estar, equilíbrio e beleza”.

Sofia Silvério, proprietária do Mercado das Viagens, acredita que a primeira edição do evento “seja a primeira de muitas” considerando que é importante “haver mais iniciativas, mas noutra altura do ano, porque hoje coincidiu um dia maravilhoso de praia”.

A técnica de viagens promoveu as promoções que tem em loja e teve no espaço uma parceira da TAP que escreveu um livro sobre viagens e participou na iniciativa com a venda da obra e autógrafos.

O responsável pela Trindade Mediação de Seguros, Lda, Jorge Trindade, manifestou que deverá “haver uma maior articulação para dar destaque ao comércio e serviços existentes na cidade entre os proprietários, comerciantes, moradores e entidades como a autarquia, AIOR – Associação Empresarial da Região Oeste, ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, escolas, entre outras instituições de interesse para a comunidade. 

Cristina Reis aproveitou a iniciativa para fazer a inauguração do seu novo salão “Lovely Curls”. É um espaço especializado em cabelos ondulados, encaracolados e crespos. A responsável tem formação especial em cabelos ondulados, que exigem “cuidados especiais e dedicação”. 

Sara Duarte, do Atelier do Doce, promoveu os bombons que tem para diabéticos e as gomas vegan. Considera que todas as iniciativas são “bem-vindas e atraem sempre clientes novos, como agora uns novos clientes da Suíça que conheceram a minha loja”. “É uma excelente ideia a evoluir e a próxima será melhor”, sublinhou.

Sandra Guimarães, responsável pelo espaço Querido Mudei a Casa Obras – Vasconcelos & Estrela, apontou que “estas iniciativas são sempre de louvar”. No entanto, disse que deveria decorrer na primavera ou início de outono para “cativar mais público à rua desta área da cidade”.

Ilda Carvalho, responsável pelo “Cantinho da Costura”, não só dinamizou o seu espaço como promoveu uma banca com salgados e doçaria da sua autoria. Faz as iguarias por encomendas que podem ser feitas nas redes sociais com o nome “Chorar por Mais!”.    

Elsa Zenário, responsável pela Mercearia Zen, que tem o seu estabelecimento junto à Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, afirmou que adorou o evento, acrescentando que considera “positivo todas as iniciativas que dão para falar com pessoas sobre os produtos”. Aproveitou o “Sunset” para divulgar os novos “chás produzidos no Brasil, inclusive o de pastilha fluorescente, que é uma grande novidade no país”.

Natércia Ferreira, que faz parte da equipa da Aroma do Campo Florista, que tem a loja no interior do Galerias Sotto Mayor, disse que embora seja “uma altura de muito trabalho devidos aos casamentos” aderiram ao evento com a oferta de ramos aos visitantes.

Ana Maria Nogueira, responsável pela Sapataria Jofa, entende que a altura do ano não foi a ideal para o evento, mas espera que se organize a segunda edição com mais público porque “hoje houve muitas atividades em simultâneo”. Em frente à sua loja tinha uma mesa e banco de sapateiro antigo para a mostrar como se fazia e se consertava o calçado antigamente e também os utensílios que usavam.

Como convidados estiveram presentes várias bancas que abrilhantaram ainda mais o evento.

A Ordem do Trevo, associação de solidariedade social de apoio a famílias carenciadas do concelho das Caldas, também esteve representada com a venda de merchandising (blocos de apontamentos, sacos de panos e imanes).  

Susana Dionisio e Hugo Coito, do Artesanato Má Raça, de Salir de Matos, promoveram “peças artesanais em madeira originais fora do normal, mas que têm utilidade”.

Sandra Borges, consultora da Tupperware, esteve presente com uma banca cheia de novidades e promoções. Cristina Paulino, que faz costura criativa, levou vários artigos em artesanato e também produtos da Oriflame.

O evento contou ainda com a participação de: Lxqb, ECO Sprint, Xaneca, Hortas & Jardins Rainha, Docísses, Viva Leve, Studio m Barber, Cooldigital, Cityground, Mila, Lucky Anchor, Casa das Louças, Atrium Pastelaria, Tranquilidade, LocalStar, Sonhos Mágicos, GTLS Car e Paipeláine. Teve o apoio da ACCCRO e AIRO.

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